Brahman Braúnas lança programa de aluguel de touros melhoradores

Objetivo é atender pequenos e médios produtores que não teriam condições de adquirir um animal avaliado
Divulgação: Brahman Braúnas

O uso de animais melhoradores contribuiu para que diversos pecuaristas conseguissem alcançar um grande salto de produtividade em suas propriedades nos últimos anos. No entanto, nem todos os produtores conseguem ter acesso à essa genética e acabam utilizando os chamados “bois de boiada” em suas propriedades.

Essa demanda “não atendida” fez com que o pecuarista Adalberto Cardoso, da Brahman Braúnas, de Funilândia, MG, enxergasse uma possibilidade de negócio ao levar genética de qualidade a esses produtores. Com isso, o pecuarista lançou em seu dia de campo, no dia 30 de março, o sistema de aluguel de touros, LocTouros, que tem como grande chamariz a possibilidade de pagamento por meio de bezerros.

“Os produtores sabem dos avanços proporcionados pelo uso de um touro avaliado, mas muitos não têm capital para adquirir um animal desse tipo”, destacou Cardoso. O programa funcionará por meio de contratos de locação anuais, com possibilidade de renovação por até três oportunidades. Para cada ano de aluguel, o produto deverá entregar quatro bezerros com peso mínimo de 215 kg. Dois bezerros deverão ser entregues na retirada do touro e o outros dois ao término do contrato.

“Pensamos muito nesse projeto e chegamos a esse modelo, que permite que o produtor consiga pagar o aluguel dos touros com sua própria progênie ao invés de tirar dinheiro do bolso ou fazer um empréstimo”, revelou Cardoso.

À partir do segundo ano só serão aceitos bezerros filhos do touro alugado. Após o terceiro ano de renovação o produtor precisa escolher se quer ficar com o touro ou trocá-lo por outro. Também existe a possibilidade de aquisição do animal, a qualquer momento, mediante ao pagamento de [email protected] de boi gordo, de acordo com cotação do dia do Indicador ESALQ/BM&F (praça São Paulo).

Além dos ganhos ao locatário, a ferramenta deve abrir uma série de oportunidades para a Braúnas. O criatório pretende usar os bezerros meio sangue para demonstrações em seus dias de campo e acena com a possibilidade de, futuramente, criar uma marca própria de carne.

Inicialmente, 15 animais estão disponíveis para locação. Todos têm média de idade de 20 a 24 meses, exame andrológico completo e avaliação positiva no PMGZ, da ABCZ. A Braúnas deve ampliar o grupo de animais a serem alugados nos próximos anos, de acordo com a demanda de mercado.

Todos os gastos com frete ficam à cargo do locatário, assim como alimentação e tratos sanitários durante o período de locação. A Braúnas se compromete a realizar a troca do animal, casa ele tenha problemas clínicos ou reprodutivos. O criatório também poderá fazer visitas técnicas, previamente agendadas.

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.