Brasil pode ter participação de 15% nas exportações de algodão, diz ministra

Ministra disse também que é necessário um comércio internacional "justo, aberto, transparente e previsível"

O Brasil, que hoje tem participação de 10% nas exportações mundiais de algodão, pode passar a ser responsável por 15% de todo embarque do produto no mundo, de acordo com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Em discurso no World Cotton Day, na sede da Organização Mundial do Comércio (OMC), em Genebra, a ministra afirmou que, se confirmadas as projeções de crescimento de 20,5% na próxima década, “o Brasil deverá expandir sua fatia para 15% do mercado exportador”, conforme nota divulgada pelo Ministério.

Continue a leitura após o anúncio

O World Cotton Day foi realizado a pedido do Cotton-4, um grupo de países produtores formado por Benim, Burkina Faso, Chade e Mali. Durante seu discurso na OMC, a ministra disse também, de acordo com o ministério, que é necessário um comércio internacional “justo, aberto, transparente e previsível”.

“O bom funcionamento do comércio internacional, sem distorções, é fundamental para o desenvolvimento de setores produtivos agrícolas, como o do algodão. Por essa razão, o Brasil tem sido um membro ativo na OMC, sempre buscando fortalecer o papel conciliador da organização, pautado por isenção e equidade”, afirmou ela.

Tereza Cristina também destacou que o Brasil é líder na certificação socioambiental de algodão. Neste fim de semana, a ministra participou da feira Anuga, na Alemanha, a maior feira de alimentos e bebidas do mundo. De acordo com nota do ministério, ela “também se reuniu com a ministra federal da Alimentação e Agricultura da Alemanha, Julia Klöeckner, para falar sobre a relação comercial entre Brasil e Alemanha e cooperação em bioeconomia.”

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Conteúdo original Revista DBO