Brexit pode trazer mudanças ao comércio mundial de carne bovina

Reino Unido é o maior importador de carne bovina entre os 27 países que compõem a União Europeia

Em 2018, a União Europeia (UE) foi o terceiro maior comprador da carne bovina do Brasil, atrás somente de China e Hong Kong, com importações ao redor de US$ 730 milhões.

Por isso, a indústria brasileira de carne vermelha deve estar acompanhando de perto o desenrolar das negociações para a saída do Reino Unido do bloco europeu, operação conhecida como “brexit”.

Uma análise divulgada recentemente pelo banco holandês Rabobank mostra que a retirada do país britânico pode impactar o mercado mundial de carne bovina – só não se sabe exatamente de que maneira.

O Reino Unido, diz o estudo, é o maior importador de carne bovina dos 27 países da UE. Porém, o país britânico também exporta 62% da carne de bovina congelada e fresca para os países do mesmo bloco – principalmente para Irlanda e Países Baixos.

Segundo o Rabobank, ao longo de 2019, o mercado do Reino Unido continuará altamente dependente de fornecedores de carne bovina da própria União Europeia, pois as redes varejistas locais e as empresas ligadas ao setor de foodservice trabalham com padrões diferenciados em sua cadeia de suprimentos, o que limita o pool de fornecedores potenciais.

Também não está claro ainda como ficaria a distribuição das quotas existentes após a retirada do Reino Unido. Atualmente, a UE desfruta de tarifas mais baixas para exportações de carne bovina ao Japão (medida válida para os próximos 15 anos).

Mas é a Turquia que compra o maior volume de carne bovina produzida pelo bloco atualmente.

Em relação às importações, além do Brasil, os vizinhos Argentina e Uruguai são grandes fornecedores da carne vermelha aos países da União Europeia.Brexit pode trazer mudanças ao comércio de carne bovina.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print

Notícias relacionadas:

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

[banner-link-364-x-134-home-geral3]

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: