Menu
Menu

Cai a proibição do glifosato no Brasil, diz Maggi

Segundo mensagem do ministro em rede social, liminar que impedia o uso foi cassada
Foto: Mais soja

Foi suspensa nesta quinta-feira, 23, a decisão da juíza federal substituta Luciana Raquel Tolentino de Moura, da 7ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal (SJ-DF), que proibiu o registro de defensivos que contenham os ingredientes ativos glifosato, tiram e abamectina até que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) conclua os procedimentos de reavaliação toxicológica desses produtos. A informação foi dada pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, em seu Twitter. “Notícia Boa!!!! Acaba de ser cassada a liminar que proibia o uso do glifosato no Brasil”, escreveu.

O recurso da Advocacia-Geral da União foi aceito pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). Pela manhã, no 6º Fórum da Agricultura da América do Sul, realizado em Curitiba, PR, o ministro já havia dito que acreditava na suspensão da liminar. “Acredito que o desembargador que receberá nossa argumentação técnica vai entender a necessidade do setor”.

O glifosato é largamente utilizado na soja e no milho, tanto na dessecação quanto no pós-emergência, e as alternativas são vistas como mais custosas e menos eficientes. Depois do anúncio da juíza em 3 de agosto, diversas entidades do setor se pronunciaram avaliando que a proibição inviabilizaria o plantio da safra 2018/2019. “Sem glifosato, não tem soja nem milho. Não vemos uma possibilidade de produzir sem o herbicida”, disse Antônio Galvan, presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT).

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Veja também:

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

×

Carrinho

Você + Portal DBO

Cadastre-se gratuitamente em nossa newsletter e receba diariamente o melhor do agronegócio em seu e-mail.