Menu
Menu

CAPA: Fazenda hexacampeã investe em gestão

Wilson Brochmann, sócio-diretor da Agropecuária Maragogipe, reestrutura projeto para aumentar receita

Poucos pecuaristas frequentaram tanto as páginas de DBO como Wilson Brochmann, sócio-diretor da Agropecuária Maragogipe, com sede em Itaquiraí, MS. A revista acompanha a evolução do setor há quase 37 anos e, por diversas vezes, entrevistou Brochmann, devido a seu pioneirismo no uso de tecnologias. Ele foi o primeiro a fazer inseminação artificial no Mato Grosso do Sul para cruzamento industrial; um dos primeiros a apostar no desmame precoce para melhorar o índice de prenhez das fêmeas, como mostrou DBO em reportagem de 1993; adotou a ultrassonografia de carcaça, quando essa tecnologia ainda estava engatinhando; foi um dos primeiros criadores de Limousin do Brasil, que depois trocou pelo Angus; integrou o time inicial da Conexão Delta Gen; e, neste ano, sagrou-se hexacampeão no concurso de carcaças Angus de Bataguassu, MS.

A lista de inovações tecnologicas da Maragogipe é grande, mas não abrangia ainda a área de gestão, gargalo atual da pecuária de corte, que trabalha com margens cada vez mais estreitas. Brochmann vinha sentindo isso no bolso nos últimos cinco anos. “Minha formação sempre foi mais voltada à parte técnica [ele é agrônomo]. Eu não tinha domínio de ferramentas de gestão modernas, que me permitissem amarrar custos com desempenho zootécnico e monitorar, em tempo real, a lucratividade do negócio”, explica. Essa realidade começou a mudar somente em 2016, quando ele decidiu contratar a Prodap, empresa mineira, com sede em Belo Horizonte, MG, e atuação nas áreas de nutrição, informática e consultoria. Em apenas dois anos, o resultado operacional da empresa (lucro sem descontar impostos e despesas financeiras) aumentou em 15,9%, passando de R$ 540 para R$ 626/ha. Veja mais informações sobre o projeto na reportagem de capa da edição de dezembro.

Veja fotos do dia de campo realizado na Fazenda Maragogipe em outubro de 2018:

(Fotos Nicma Produtora)

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Veja também:

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

×

Carrinho

Você + Portal DBO

Cadastre-se gratuitamente em nossa newsletter e receba diariamente o melhor do agronegócio em seu e-mail.