Angus junta verão e marketing na mesma grelha

Saiba como a associação de criadores tem utilizado o seu selo de qualidade para educar o consumidor de carne dessa raça
Cortes de carne do programa Angus Certificado. Foto: Eduardo Rocha

Os criadores da raça Angus já alcançaram algumas marcas de peso no mercado pecuário. Tornaram-se referência no uso da técnica do cruzamento industrial, são atualmente os maiores vendedores de sêmen do País, responsáveis por quase 50% das vendas destinadas ao corte, e vêm construindo desde 2003 um programa de monitoramento de venda de carne da raça, o Programa Carne Angus Certificada, baseado na percepção dos consumidores.

Para isso, o marketing tem sido ferramenta constante. Neste verão, por exemplo, a Carne Certificada é o destaque no cardápio de dois restaurantes à beira-mar, o Marquês Angus Steakhouse e Ruta Assado y Bar.

Ambos estão na praia de Atlântida, no município gaúcho de Xangri-lá, um dos destinos mais procurados por turistas durante a alta temporada, principalmente jovens em busca aventura, como surf, esportes náuticos e jogos, entre eles vôlei e futebol.

A gerente nacional do Programa Carne Angus Certificada, Ana Doralina Menezes, afirma que a intenção é se aproximar do consumidor final.

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“Fidelizar clientes é um termo comum entre os donos de restaurantes e nós, da Angus, também estamos focados em conquistar nisso”, afirma Ana. “Assim, quando ele experimenta a qualidade do nosso produto em um restaurante e aprova, abre portas para que a carne Angus seja a escolhida em um próximo evento.”

No caso do Marquês, ele também é uma boutique de carnes. “Nossa boutique trabalha só com carne angus, em parceria com o frigorífico Silva” afirma o proprietário Cláudio Santos. “Além de saborear nossa comida no restaurante, o cliente pode levar para casa o seu corte preferido para o churrasco.”

Para Igor Kras Borges Ribeiro, sócio do Ruta, que permanece aberto até março, a escolha do angus tem como base a garantia do padrão de qualidade. “Vamos servir ao consumidor uma carne certificada que confiamos no processo produtivo”, afirma. Nos dois restaurantes, os pratos vão até R$ 80, alguns servindo duas pessoas.

Saiba mais

Confira os números do Programa Carne Angus Certificada

16 frigoríficos parceiros

20 marcas comerciais

50% de sangue da raça é o mínimo exigido no abate

452 mil animais abatidos em 2019

430 mil abatidos em 2018

10% é a previsão de crescimento de animais certificados em 2020

400 criadores é o números de criadores da Associação Brasileira de Angus

Fonte: ABA

 

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