Carne bovina engata quarta semana de alta no atacado

Valorização de 4% em novembro responde pelo segundo maior aumento mensal no ano
Foto: Grupo Adir

Depois de oscilar em boa parte do ano, o mercado de carne bovina têm demonstrado firmeza nos preços. De acordo com levantamento da Scot Consultoria, somam-se quatro semanas consecutivas de de valorização da carne vendida pelos frigoríficos no atacado. Desde o começo de novembro os preços da carne sem osso só sobem e já acumulam alta de 4%, na média de todos os cortes.

É o segundo maior aumento mensal desde o começo do ano, perdendo somente para a valorização acumulada ao longo de setembro (4,4%). Mas os fatores responsáveis pela subida de preços foram divergentes nestes dois meses.

Continue a leitura após o anúncio

Em setembro, a demanda estava contida em função das incertezas eleitorais, mas os volumes recordes de carne bovina in natura vendida para o mercado internacional melhoraram o escoamento e encareceram os preços destes produtos no mercado doméstico.

E como o Brasil exporta mais carne de dianteiro, esses cortes foram os grandes responsáveis por puxar as altas. Ao longo daquele mês, em média, os cortes de dianteiro subiram 7% e os cortes de traseiro 3,6%.

Lembrando também que em setembro, a oferta de gado restrita foi outro fator responsável pela elevação dos preços.

Já em novembro, o cenário ao logo do mês foi de mais oferta de boiadas de cocho em comparação com setembro, e exportações sem grandes surpresas. Inclusive, se continuarmos neste ritmo de embarques, a retração em relação a setembro será ao redor de 5%.

Portanto, o fator que tem alavancado os preços é a expectativa de aumento do consumo de carne no final de ano. No decorrer deste mês os cortes de traseiro ficaram em média 6,1% mais caros e os de dianteiro 3,1% mais baratos. Fator este que consolida a perspectiva do mercado de melhora da demanda.

Fonte: Scot Consultoria

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Relacionado

Conteúdo original Revista DBO