Carrefour aposta no porco feliz

Rede varejista vai adotar manejos diferenciados de bem-estar animal para 74% dos suínos vendidos em suas lojas
Foto: Jairo Backes/Embrapa

A rede varejista Carrefour assumiu o compromisso de assegurar o bem-estar dos suínos que comercializa na sua marca própria Sabor & Qualidade. A iniciativa está alinhada ao Act For Food, estratégia da companhia cujo propósito é promover a transição alimentar, aumentando o acesso do consumidor a alimentos saudáveis, com preços acessíveis, produzidos com responsabilidade socioambiental e controle de qualidade desde a sua origem.

“O compromisso é resultado de articulação com a Proteção Animal Mundial, organização não-governamental com foco em bem-estar animal, que, desde 2018, presta apoio técnico para que a rede passe a adotar, a partir de 2020, altos níveis de qualidade de vida para os suínos que distribui”, informa o comunicado da empresa. A ação vale para os produtos in-natura da marca própria Carrefour, que atualmente representam 74% da carne suína nos seus açougues.

“A preocupação com o bem-estar animal é um movimento global e estamos liderando esse processo no Brasil, com foco na adequação dos nossos fornecedores, visando sempre a um aprimoramento das boas práticas de manejo animal”, diz Lucio Vicente, head de Sustentabilidade do Carrefour.

Conforme o comunicado, para garantir a boa saúde dos suínos, com condições físicas e psicológicas adequadas, além do respeito ao seu comportamento natural, o compromisso da companhia abrange aprimoramentos em cinco tipos de manejo:

Continue a leitura após o anúncio

• Até dezembro de 2022, será feita a transição de 100% das matrizes suínas para gestação em grupo, permitindo, no máximo, 28 dias em gaiola;

• Até dezembro de 2022, será abolida a identificação do animal por meio do corte da orelha (mossa);

• Até dezembro de 2025, será abolida a castração cirúrgica e adotada a castração por vacina (imunocastração);

• O corte ou desgaste dos dentes dos animais será mantido apenas nos casos de extrema necessidade, quando forem verificados comportamentos agressivos entre os animais, como já é praxe;

• De forma permanente, as granjas de criação de porcos continuarão investindo em ambientes mais interativos para os animais, que simulem situações que ocorreriam na natureza (enriquecimento ambiental), como também já é rotineiro;

A empresa diz ainda que realizará estudos e testes com seus fornecedores para encontrar uma solução para a prática do corte de cauda dos suínos – evitando que se mutilem – já que não há consenso sobre o tema no mercado.

“O pioneirismo do Carrefour fará com que a cadeia perceba que, atualmente, há uma demanda crescente dos consumidores pelo conhecimento da origem do alimento comprado e não há espaço para negligenciar o bem-estar animal”, afirma Helena Pavese, diretora-executiva da Proteção Animal Mundial.

Além de se comprometer com a linha Sabor & Qualidade, a companhia atuará para aproximar os fornecedores de carne suína das marcas nacionais desta temática. Anualmente, serão convocados para uma reunião e workshop, no intuito de iniciarem a transição de manejo, com base na experiência obtida com o projeto realizado junto à marca própria da empresa. Além disso, será realizado um acompanhamento periódico desses fornecedores, por meio de relatórios que mostrem seus avanços.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print
2742961

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Notícias relacionadas:

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Cadastre-se e receba nossas notícias

Todos os dias no seu e-mail melhor conteúdo do agronegócio. 

Quais newsletter você gostaria de receber?
Notícias diárias (resumo do dia)Jornal de Leilões (semanal)