Carrefour e IDH Brasil anunciam carne 100% livre de desmatamento, rastreada e com preço acessível

O programa visa quebrar paradigmas de que para ser sustentável tem que ser mais caro e coloca um novo desafio para as empresas de processamento

Continue depois da publicidade

O Grupo Carrefour Brasil, a Fundação Carrefour e a Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH) anunciaram hoje (29) que o primeiro lote de carne 100% livre de desmatamento, rastreada do nascimento do bezerro até a prateleira do supermercado, estará disponível no Brasil e a preço acessível nas próximas semanas. A iniciativa pioneira permitirá que os consumidores tenham acesso a informações através de um QR Code estampado na etiqueta do produto.

O resultado é fruto de uma parceria iniciada em 2018, cujos investimentos somam mais de 3,5 milhões de euros aplicados em Mato Grosso, no Programa de Produção Sustentável de Bezerros. O objetivo é a inclusão socioeconômica de 450 pequenos produtores, fornecendo assistência técnica, financeira e ambiental para o desenvolvimento de uma cadeia pecuária mais forte, economicamente viável e que resulte em um produto sustentável e de menor preço final.


VEJA TAMBÉM | ACNB cria selo de certificação Nelore Brasil – A Etiqueta Verde do Agro

“O Grupo Carrefour Brasil apoia o programa de bezerros há três anos, por acreditar no seu potencial de transformação socioambiental, incluindo economicamente o pequeno produtor e ajudando-o a preservar e a recuperar os biomas”, avalia Lucio Vicente, diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.

“Essa segunda fase do projeto é um avanço sem precedentes e razão de comemoração para nós, já que uma de nossas prioridades no combate às mudanças climáticas é acompanhar continuamente a cadeia da pecuária, visando à melhoria dos procedimentos pelos fornecedores e assegurando o monitoramento e a confiabilidade na compra do bovino, entregando ao consumidor carnes de áreas não desmatadas”.

Uma parte do programa é desenvolvido no Vale do Juruena, em Mato Grosso, região situada no bioma Amazônia e que responde por cerca de 35% da produção de bezerros do estado, abastecendo grande parte da cadeia da carne bovina.

No Vale do Juruena, o apoio ao pequeno produtor é feito de maneira gradual, da melhoria de aspectos técnicos, passando pela conformidade ambiental, até o rastreamento individual de cada animal. Nessa região, a carne é originada com compromissos ambientais que vão além do Código Florestal, tendo como critério o controle do desmatamento desde o nascimento do bezerro. O resultado visa o aumento da lucratividade do produtor e a oferta de um produto sustentável para satisfazer o consumidor final.

“Estamos apresentando uma solução que promove o desenvolvimento territorial, saindo do nicho para ganhar escala. Além dos benefícios diretos ao produtor, e dos resultados ambientais, o consumidor final terá acesso a um produto mais sustentável e com preço de mercado, quebrando o paradigma de que para ser sustentável tem que ser caro e iniciando uma nova discussão na cadeia da carne”, expõe Daniela Mariuzzo, diretora executiva da IDH Brasil e do Programa de Paisagens Sustentáveis na América Latina.

O Programa de Produção Sustentável de Bezerros também contribui para o combate às mudanças climáticas, pois aporta resultados à Estratégia Estadual Produzir, Conservar e Incluir. Lançada em 2015, pelo governo de Mato Grosso, na Convenção do Clima – COP de Paris, a iniciativa estabelece metas para aumentar a eficiência da produção agropecuária, promover a conservação da vegetação nativa, a recomposição dos passivos ambientais, e apoiar a inclusão socioeconômica da agricultura familiar.

Um Pacto PCI, com metas regionais semelhantes, foi implementado no Vale do Juruena para acelerar o alcance desses objetivos, com financiamento da IDH e apoio de diferentes atores públicos e privados.

VEJA TAMBÉM | ARTIGO: Pecuária 4.0 torna setor mais produtivo e sustentável

A iniciativa contribui diretamente para as metas assumidas pelo governo brasileiro, perante o Acordo de Paris, no âmbito da ONU, ao promover a restauração de pastos com baixa produtividade, a redução do desmatamento e o incentivo à agricultura de baixo carbono.

Pensando no potencial de escala para promover mudanças em toda a cadeia pecuária brasileira, o Grupo Carrefour Brasil e a IDH já elaboram a próxima etapa do Programa, que será o lançamento de um protocolo nacional com procedimentos e processos focados na garantia de origem socioambiental desde o nascimento do bezerro.
Fonte: Ascom Grupo Carrefour Brasil
Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: