Menu
Menu

Celulares ganham espaço no campo e facilitam gestão

Empresas presentes da Agrishow apostam em aplicativos de celular para contribuir com dia a dia do produtor

Com mais de 220 milhões de celulares ativos no Brasil, segundo dados da Anatel, as empresas de tecnologia agrícola têm voltado sua atenção para o mercado de aplicativos mobile no país. Soluções que até pouco tempo tinham sua aplicação restrita ao campo têm migrado das máquinas e implementos para a palma da mão do produtor.

“A perspectiva é que, de fato, o dispositivo móvel vai estar cada vez mais presente no agro trazendo cada vez mais dados e cada vez mais conectado com operações e informações agronômicas”, reconhece Rois Nogueira, gerente de Soluções Integradas da John Deere. A empresa conta com 100% das suas máquinas em conexão com o celular do produtor, permitindo a ele alterar o rumo da produção mesmo à distância.

“Muitas vezes, por diversas razões, o produtor pode não estar no campo mas ainda assim ter o controle total da operação dele”, reconhece o executivo. Na pecuária, a Toledo, no setor de pesagem de animais, tem investido na transmissão dos dados gerados pelas balanças diretamente para o celular. “Jogamos esses dados no celular para essa informação chegar mais rápido na mão de quem interessa. Foi o caminho mais rápido e mais acessível que encontramos para disponibilizar esses recursos”, observa Cristiano Rosa Machado, responsável pela área de soluções da empresa.

Na opinião de Machado, as soluções mobiles para o agricultor são uma “tendência de mercado” diante de uma “tecnologia consolidada”. “É uma migração natural. O produtor já tinha, na fazenda, as informações da balança que precisavam ser descarregadas via pendrive num computador e sempre com o celular na mão. O advento de uma série de aplicativos que dão essa facilidade de transmissão de dados levou naturalmente a Toledo a desenvolver também esse recurso”, reconhece Carlos Fonseca, gerente Regional da empresa.

A Belgo, no setor de arames e cercas, também buscou desenvolver seu próprio aplicativo. O programa calcula o custo do projeto de acordo com as preferências do produtor e tem uso gratuito – mesmo que, no final das contas, o usuário opte por adotar outra marca. “O que eu estou fazendo é ajudar o produtor a tomar a melhor decisão. E se eu ajudo ele a tomar uma decisão eu entendo que ele vai me ver com mais valor e vai escolher melhor os nossos produtos”, destaca Guilherme Vianna, gerente de marketing da Belgo.

Para Samyra Baldassin, pesquisadora de serviços digitais da Basf, a tecnologia mobile tem atraído as empresas também pela facilidade que representam, seja pelo uso intuitivo desses aparelhos, seja pela sua portabilidade. “A ideia é facilitar para que o produtor tenha a mão uma ferramenta que o auxilie na tomada de decisão no dia a dia dele na fazenda”, explica Baldassin. A empresa adquiriu, em 2018, a plataforma xarvio, aplicativo que concentra três soluções básicas para o agricultor: reconhecimento de ervas daninhas, reconhecimento de doenças e contagem de insetos e percevejos em armadilhas (dispensando a contagem manual).

“O celular virou uma ferramenta que sempre está na sua mão seja onde você estiver e o produtor rural também quer ter as informações na mão dele seja onde estiver. Por isso a gente desenvolveu um aplicativo de celular que concentre os relatórios de pesagem e que permite o compartilhamento desses dados via internet”, conclui Fonseca, da Toledo Balanças.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Veja também:

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

×
×

Carrinho