[full-banner-1170-x-134-home-geral1]

Cenário otimista no agro anima distribuidores de insumos agrícolas

Agropecuária vem se consolidando como sustentáculo da economia, como esclarece Henrique Mazotini , presidente da Andav

Às vésperas da realização da nona edição do Congresso ANDAV – Fórum & Exposição, o agronegócio brasileiro e todos os seus elos produtivos, incluindo o segmento de insumos agrícolas, recebe uma boa notícia: a agropecuária brasileira baterá mais um recorde de produção. A mais nova estimativa da Conab – Companhia Nacional do Abastecimento elevou sua projeção para 240,7 milhões de toneladas para a safra 2018/19. Se concretizada, será a maior colheita da história, com destaque para o milho, cuja segunda safra deve alcançar a marca de 72,4 milhões, igualmente um recorde histórico.

Tal cenário tem sido rotineiro, pelo menos, na última década, com a agropecuária brasileira se consolidando como principal sustentáculo da economia brasileira. Ocorre que esse otimismo tende a deixar em segundo plano uma série de correções necessárias para que o setor consiga avançar ainda mais em termos de ganhos de produtividade e eficiência, além de melhorias na sua rentabilidade. No plano de políticas públicas, o setor ainda convive com uma pauta que contém demandas importantes: facilitar o acesso ao crédito rural; desenhar estímulos ao seguro agrícola; desembaraçar obras para melhoria da logística; garantir segurança jurídica para ampliar os investimentos e criar uma legislação que reduza o contrabando de defensivos agrícolas.

É justo reconhecer que, nos últimos anos, alguns aspectos relativos a todos esses pontos avançaram, mas ainda restam gargalos consideráveis. Outro ponto onde se constata evolução é no encaminhamento das importantes reformas estruturais que o país necessita fazer. Além do início promissor da votação em primeira fase da reforma previdenciária, temos já movimentações legislativa e também do Executivo para a reforma tributária, além de algumas medidas para liberação da economia, fatos que têm contribuído para uma acomodação das taxas cambiais, com reflexos em juros menores e uma inflação contida em patamares civilizados.

Além das ações na esfera pública, as empresas do agronegócio, em particular as do nosso segmento, têm dedicado grande e constante esforço na melhoria dos seus processos internos, com aprimoramento de suas gestões administrativas nas diferentes áreas. Em boa medida, tais iniciativas têm contribuído para uma constante evolução dos negócios entre nossos associados.

Todos esses aspectos relacionados com o segmento, bem como as discussões sobre aprimoramento profissional, os aspectos políticos, as demandas do setor, os cases de sucesso e cenários futuros da distribuição de insumos agrícolas e veterinários, além das projeções para o agronegócio farão parte da longa programação da nona edição do Congresso ANDAV, que deve ser bastante proveitoso para todos os profissionais com relação, direta ou indireta, com o segmento. Reforçamos assim, a necessidade de adesão de todo canal de distribuição de insumos agropecuários, dos integrantes da indústria, das entidades e associações de classe e do produtor rural marcar presença e nos ajudar a vencer os desafios e pensar soluções para o nosso segmento.

Do nosso lado, buscamos, a cada edição do Congresso ANDAV inovar a pauta dos debates e aprimorar o leque de temas abordados em apoio constante às demandas e ao crescimento sustentável do setor. De 12 a 14 de agosto, estaremos reunidos no Transamerica Expo Center, em São Paulo/SP, para colocar em pauta as perspectivas e desafios do ramo de distribuição de insumos agrícolas e veterinário no cenário maior do agro brasileiro.

*As opiniões expressas nos artigos não necessariamente refletem a posição do Portal DBO.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email
Share on pocket
Pocket

Veja também:

[banner-lateral-300-x-300-noticias]

Sobre o autor

Menu

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

Sustentabilidade é isso aí…

Hélio Casale destaca os esforços do agricultor na busca pela sustentabilidade e os principais temas abordados no 3º Fórum de Agricultura Sustentável

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

[banner-link-364-x-134-home-geral3]

Fechar Menu
×
×

Carrinho