Centro de Referência Angus vai leiloar 80 touros provados

No primeiro leilão da Prova, ano passado, touros saíram à média de R$12 mil

A Verdana Agropecuária, de Itatinga, realiza, no próximo dia 23 de julho, o 2º Leilão Virtual Angus Provado CRA (Centro de Referência Angus), projeto que tem como objetivo principal fomentar o uso da melhor genética de touros nacionais desta raça de pelagem preta, hoje a grande vedete dos cruzamentos industriais realizados no País.

Com transmissão ao vivo pelo Canal Rural, às 20h, serão ofertados 80 touros jovens Aberdeen Angus, que participaram da prova deste ano do CRA, encerrada em maio e que conta com a parceria dos principais criatórios brasileiros da raça, sobretudo da região Sul do País, o berço desta genética de origem britânica.

O 2º CRA foi realizado na fazenda sede da Verdana Agropecuária, em Itatinga, SP. Durante 100 dias de prova, os animais foram avaliados em mais de 25 caraterísticas de interesse econômico, desde o CAR (Consumo Alimentar Residual), passando por dados produtivos como a ultrassonografia e as avalições visuais de carcaça, até as raciais e de pedigree.

Todos os dados gerados de cada um dos touros participantes foram minuciosamente cruzados e avaliados pelo geneticista José Bento Sterman Ferraz, professor da FZEA-USP.

Pelo critério proposto pelo CRA, o “professor Bento”, como ele é conhecido, buscou selecionar ao mercado touros ‘sob medida’, com genética Angus nacional apropriada ao perfil de produção de cada pecuarista.

“Por isso, desde o 1º CRA (realizado em 2018), a nossa intenção foi criar alguns importantes índices baseados nos principais dados da prova e, assim, facilitar o entendimento por parte do criador e ajudá-lo a encontrar o melhor animal para o seu rebanho, com a máxima segurança possível”, esclarece o médico veterinário Breno Barros, consultor e responsável pela coordenação do projeto.

Sendo assim, ao selecionar os dados individuais de cada touro participante do 2º CRA, os organizadores da prova utilizaram como referência quatro índices principais. São eles: ÍNDICE DE CONFINADOR, para o criador que faz o ciclo completo e pretende abater os animais com precocidade, peso e rendimento de carcaça; ÍNDICE PARA O PRODUTOR DE BEZERRO, para os criadores que não fazem o ciclo completo e querem oferecer um bezerro acima da média no momento da venda após o leilão; ÍNDÍCE PARA QUALIDADE DE CARCAÇA, para os que trabalham produzindo animais com diferenciais de carcaça que se traduz em bonificação pela qualidade e, consequentemente, maior faturamento; e ÍNDICE RUSTICIDADE, para quem quer incorporar ao rebanho a resistência ao carrapato e conforto término.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print

Notícias relacionadas:

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

[banner-link-364-x-134-home-geral3]

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: