Centro-Sul processa 42,46 milhões de toneladas de cana da safra 2020/21 na 1ª quinzena de maio

Volume é 8,76% maior do que o total de 39,04 milhões de toneladas moídos na mesma quinzena do ano passado

Continue depois da publicidade

Fonte: John Deere/divulgação

As usinas do Centro-Sul do Brasil processaram 42,46 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na primeira quinzena de maio da safra 2020/21. O volume é 8,76% maior do que o total de 39,04 milhões de toneladas moídos na mesma quinzena do ano passado.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 26, pela União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) e apontam, ainda, para um aumento de 21,67% na moagem acumulada desde o início da safra ante igual período da temporada anterior, com 103,02 milhões de cana processadas.


Segundo a Unica, 235 empresas estavam em operação até 16 de maio, das quais 21 iniciaram a safra na primeira quinzena do mês. Na mesma data do ciclo passado, 240 unidades industriais estavam em plena atividade. A expectativa é de que mais 10 unidades iniciem a safra na segunda metade de maio e outras 12 usinas comecem as atividades no início de junho.

Do total de usinas em atividade, 40 fabricam exclusivamente etanol, com 4 delas utilizando milho como matéria-prima para o biocombustível. “Essas unidades que não produzem açúcar foram responsáveis por 15% da moagem e 32% da produção de etanol”, disse a entidade em comunicado.

Com 47,23% da oferta total de cana destinada ao açúcar e 52,77% ao etanol, a produção do adoçante foi de 2,5 milhões de toneladas na primeira metade de maio, alta expressiva de 55,80% sobre igual período de 2019, quando a produção foi de 1,61 milhão de toneladas.

A fabricação do biocombustível somou 1,823 bilhão de litros na primeira quinzena de maio, o que corresponde a uma alta de 0,55% ante igual período da safra passada. Nos primeiros 16 dias de maio na safra 2020/21, foram produzidos 1,32 bilhão de litros de hidratado, alta de 5,37%.

Por outro lado, a produção de anidro na primeira quinzena do mês recuou 10,21%, passando de 561 milhões de litros produzidos em igual período do ano passado para 504 milhões de litros.

O teor de sacarose na cana, medido na quantidade de Açúcar Total Recuperável por tonelada processada (ATR/t), foi de 130,82 quilos (kg) na primeira metade de maio, 9,25% superior ao registrado no mesmo período da safra passada.

Com esses resultados, a moagem acumulada na safra 2020/21, que se iniciou em abril, chega a 103,019 milhões de toneladas, aumento de 21,67% ante o volume processado na safra anterior. Do total, 45,31% da cana moída foi destinada à produção de açúcar, que cresceu 83,88% em relação ao ano passado, para 5,492 milhões de toneladas.

Já os outros 54,69% da cana processada foi utilizada para fabricação de etanol, que chegou a 4,399 bilhões de litros desde o início de abril, incremento de 8,57% na comparação interanual.

Para o diretor Técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, “o incremento de 2,5 milhões de toneladas na produção de açúcar observada até o momento reflete a tendência de uma safra açucareira em virtude da pior remuneração do biocombustível em relação ao adoçante e do avanço da colheita em função das condições climáticas favoráveis”.

A produção também reflete o aumento na procura pelo açúcar brasileiro no início desta safra, de acordo com o executivo. Os efeitos da pandemia do novo coronavírus e a queda nos preços do petróleo por causa de disputas entre Rússia e Arábia Saudita levaram a uma retração abrupta na demanda e nas cotações do biocombustível, tornando a produção do adoçante mais remuneradora para as usinas.

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: