Cepea: IPPA sobe no 3º trimestre, puxado puxado por grãos e hortifrutícolas

Choque positivo no preço do milho resultou, principalmente, da desvalorização do real frente ao dólar e da consequente demanda aquecida nos portos

O Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/Cepea) registrou alta de 0,31% entre o segundo e o terceiro trimestres de 2019, de acordo com pesquisas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). “O Índice foi impulsionado pelo IPPA-Grãos/Cepea, que cresceu 2,37%, e pelo IPPA-Hortifrutícolas/Cepea, que teve alta de 2,04%, tendo em vista que o IPPA-Pecuária/Cepea recuou 2,31% no período analisado”, disse o centro de pesquisas em nota.

De acordo com o Cepea, o aumento do IPPA-Grãos/Cepea em agosto e setembro não esperado, se deveu a “choques não antecipados” nos preços do milho e do arroz. “Os demais grãos acompanhados seguiram o comportamento esperado. No caso do milho, o choque positivo no preço resultou, principalmente, da desvalorização do real frente ao dólar e da consequente demanda aquecida nos portos no terceiro trimestre. Esses fatores fizeram com que os preços internos não retornassem ao patamar esperado após o choque de alta em junho, decorrente dos problemas climáticos nos Estados Unidos.”

Sobre o peso dos hortifrutícolas para a alta do índice, o Cepea destacou o comportamento dos preços da banana e da laranja. Segundo a equipe Hortifruti/Cepea, no caso da banana, a elevação se deve a efeitos climáticos adversos e, no caso da laranja, à demanda industrial aquecida.

Continue a leitura após o anúncio

Ao contrário dos demais, o IPPA-Pecuária/Cepea caiu no terceiro trimestre, “representando um retorno à normalidade, após a forte alta no primeiro semestre, que, por sua vez, esteve relacionada à Peste Suína Africana (PSA)”.

As reduções de preços para suínos e, principalmente, frangos, foram mais intensas do que o esperado. Segundo as equipes Frango/Cepea e Suínos/Cepea, as baixas podem ser resultado da fraca demanda interna e das exportações aquém do esperado por agentes do setor.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print
2742961

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Notícias relacionadas:

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Cadastre-se e receba nossas notícias

Todos os dias no seu e-mail melhor conteúdo do agronegócio.