Certificadoras halal brasileiras ganham acreditação para novas áreas

Certificação é importante para as empresas interessadas em manter negócios com os países do Golfo Árabe

Continue depois da publicidade

Foto: Divulgação

O Centro de Acreditação do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC Acreditation Center, ou GAC) liberou recentemente novas acreditações para as certificadoras halal brasileiras, referentes a auditorias realizadas pelo órgão em fevereiro. A certificação é importante para as empresas interessadas em manter negócios com os países do Golfo Árabe, que são Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Arábia Saudita, Omã, Catar, Kuwait e Iêmen, e com outros países que seguem o GAC.

O GAC tem sede em Riad, capital saudita. Halal é todo produto próprio para o consumo de muçulmanos.


A Fambras Halal, de São Paulo capital, conquistou duas novas categorias, a J, para transporte e armazéns, que permite a certificação de entrepostos e empresas de logística, e a categoria H, de distribuição, para a certificação de pontos de venda e supermercados.

Os países do Golfo vão passar a exigir a partir de maio que uma nova norma seja seguida por exportações de produto halal. A nova categoria J de certificação foi inserida entre os requisitos para armazéns e câmaras frias brasileiras por onde carnes bovina e de frango passarem após o abate. Em março, a ANBA publicou reportagem sobre a nova exigência.

Desde 2017, a Fambras já possui as categorias C (produtos perecíveis de origem animal, como carnes, leites e derivados que precisem de refrigeração), D (produtos vegetais que precisam de refrigeração, como sucos, polpas de frutas congeladas, açaí), E (produtos alimentícios que não precisam de refrigeração, como óleos, carne enlatada, biscoitos, farinha), e L (produtos químicos, aditivos alimentares, medicamentos e farmacêuticos).

“Estas duas novas categorias reforçam nosso compromisso em atender as demandas dos nossos clientes. O GAC é um importante organismo de acreditação halal que garante a aceitação dos organismos de certificação Halal, tais como a Fambras Halal, para os países do Golfo”, disse a coordenadora de qualidade da Fambras Halal, Elaine Franco de Carvalho.

Categoria J : Transportadoras e armazéns poderão ter certificação halal. Foto: Divulgação

Elaine afirma que para o halal, é importante cobrir toda a cadeia produtiva, da produção e fabricação até o destino final. “Entrepostos também devem ser acreditados. Mais uma vez estamos atendendo a demanda do consumidor, estamos sempre atentos e buscamos o reconhecimento o mais rápido possível”, disse a coordenadora.

A Cdial Halal, de São Bernardo do Campo (SP), agora poderá certificar as categorias D, E, J, H e também a categoria F, de alimentos para animais (rações).

A Siil Halal, de Chapecó (SC), conquistou quatro novas categorias, D, F, H e J, que representam respectivamente produtos perecíveis de origem animal, produção de alimentos para animais, distribuição e transporte e armazenamento.

Em nota, o CEO da Siil Halal, Chaiboun Darwiche, disse que a conquista das novas categorias representa o compromisso com todos os processos para certificar os mais variados produtos de diversos segmentos industriais. Ele considera que o credenciamento às novas categorias trará oportunidades. “Com este anúncio, o nosso objetivo é ampliar o leque de serviços da Siil Halal para o mercado brasileiro pelo aumento que essas novas categorias trazem para os nossos negócios”, disse Darwiche.

O executivo afirmou que a cada ano as exigências como a de garantia e qualidade aumentam. “Por esta razão, ser reconhecido por um órgão internacional é sinal de confiança pelos trabalhos realizados pela Siil Halal”, declarou.

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: