Menu
Menu

Charolês realiza primeiro concurso de carcaças

Competição teve a participação de 169 animais entre fêmeas, machos castrados e machos inteiros
Foto: Nathan Carvalho

Na manhã de 14 de dezembro, o Frigorífico Verdi, em Pouso Redondo, SC, foi palco da 1ª edição do Concurso de Carcaças Carne Charolês Certificada. A uniformidade dos lotes – e das carcaças – chamou a atenção dos organizadores. De acordo com o coordenador do programa Carne Charolês Certificada, Eldomar Kommers, o evento atingiu todos os objetivos. “O padrão dos animais foi muito bom. Considerando que foi o primeiro concurso de carcaças chancelado pelo programa Carne Charolês Certificada no Brasil, com certeza foi uma ação muito importante para a raça no país” comentou. O concurso contou com a participação de 169 animais entre fêmeas, machos castrados e machos inteiros, provenientes de dez produtores do estado de Santa Catarina que utilizam o Charolês como raça pura ou em cruzamentos.

Considerado um passo importante no desenvolvimento de diferentes raças bovinas, os programas de certificação contribuem para o aprimoramento da qualidade da carne brasileira e permitem a entrega de produtos diferenciados e padronizados ao consumidor. “Todas as raças que estão evoluindo no Brasil possuem seus programas de carne, não poderia ser diferente com o Charolês. Estamos batalhando para que o programa evolua, evolução essa que já pode ser observada pelo crescimento no número de abates realizados em relação ao ano passado, com uma evolução de 30% no número de carcaças certificadas” salientou Kommers.

Os animais contaram com avaliação pré e pós abate, incluindo critérios como padrão racial, uniformidade, conformação e acabamento. Entre as fêmeas, o lote campeão foi composto por 11 novilhas do produtor Cleiton Zager, de Curitibanos, SC, que somou 77,50 pontos.

Em segundo lugar, um lote composto por 10 animais de propriedade de Jamil Deud Júnior de Abelardo Luz, SC, com 73,50 pontos. O peso médio dos dois lotes de fêmeas foi de 222 kg. Na categoria de machos castrados, o lote campeão somou 98 pontos, composto por 10 animais oriundos do produtor Fernando de Oliveira Viganó, de São Bernardino, SC, que também conquistou os 2º e 3º lugares. O peso médio dos sete lotes de machos castrados participantes ficou em 263 kg.

Entre os machos inteiros, destaque para lote trazido pelo produtor Samuel Reisdorfer, da Agropecuária Carboni de Videira (SC), composto por 14 animais que somou 83,21 pontos. Dois lotes produzidos por Ari Parisenti, de Herval do Oeste (SC) ficaram com a segunda e a terceira colocação. Com peso médio de 286kg, os machos inteiros foram representados por seis lotes. Do mesmo produtor, a carcaça mais pesada do evento foi proveniente de um macho inteiro com 370,5 Kg. Todos os animais vencedores possuíam dente de leite.

Ranking – Após o abate, a Associação Catarinense de Criadores de Charolês (ACCC) divulgou e premiou os vencedores do ranking de exposições da raça Charolês no estado de Santa Catarina em 2018. Com etapas realizadas em Campos Novos, Itajaí, Pinhalzinho e Lages, o circuito reuniu animais e criadores de diferentes regiões catarinenses.

Na disputa de melhor expositor, Rene Fonseca, da Cabanha Fonseca do município de Caçador, obteve a primeira colocação. O selecionador recebeu o troféu das mãos do criador Fernando Sérgio Rosar e de Rose Madruga, secretária da ACCC.

Já na disputa de melhores criadores, vitória da Sucessão Ignez Krugker, da Fazenda do Cedro da cidade de Brunópolis. O titular da Fazenda do Cedro, Dr. Gilmar Krugker, (também presidente da ACCC) recebeu a premiação das mãos do selecionador César Adams Cézar. P

Para 2019, o ranking deverá ter início no Itaipu Rural Show, de 30 de janeiro a 2 de fevereiro em Pinhalzinho,SC.

Fonte: ABCC

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Veja também:

Tá! Tá! Tá na hora!

Hélio Casale recomenda manejos práticos no cafezal pra garantir uma lavoura produtiva e sustentável.

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

×

Carrinho