Menu
Menu

Seleção genômica chega ao Girolando

Ferramenta ajudará a aumentar sua produção de leite e irá baratear testes de progênie
Foto: CRV Lagoa

Por Alisson Freitas

A Embrapa Gado de Leite, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, CRV Lagoa e Zoetis lançaram na manhã desta terça-feira, 8 de maio, em São Paulo, SP, o Clarifide Girolando, produto voltado à avaliação genômica da raça leiteira mais difundida do país.

A ferramenta é fruto de seis anos de pesquisas e promete acelerar o trabalho de seleção dos pecuaristas com foco no aumento da produção de leite. “Por meio de marcadores podemos indentificar indivíduos superiores já no período embrionário”, destacou o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marcos Vinicius Barbosa da Silva.

A genotipagem é feita por meio de uma amostra do material genético do animal, que é enviado a um laboratório e dividido em centenas ou milhares de marcadores, chamados de snips. Cada marcador corresponde a uma característica do fenótipo ou genótipo do animal, sendo possível predizer algumas de suas principais características genéticas e também se ele é portador de algum gene que pode causar defeitos reprodutivos ou funcionais.

Com essas informações, será possível intensificar o processo de seleção genética dos animais Girolando, principalmente por meio de testes de progênie, que indica o valor genético dos touros com base nas principais características de suas filhas. “Hoje esse processo demora em torno de sete a oito anos e nesse período os animais já estão mortos ou sem sêmen disponível. O Clarifide reduzirá esse período em quatro anos”, destacou Silva.

Atualmente, a seleção de um touro para teste de progênie custa em média R$ 250.000. A expectativa é que o uso da genômica barateie esse processo, permitindo que os animais sejam testados mais cedo. “O uso da genômica deve baratear consideravelmente o processo e permitir que mais produtores possam participar dos testes”, destacou Cesar Franzon, gerente de Inovação e Rebanho da CRV Lagoa.

A central terá exclusividade na comercialização do teste de progênie de machos e para incentivar um número maior de produtores a participar das avaliações irá reduzir o preço de inscrição no pré-teste de progênie em parceria com a Girolando. “Vale ressaltar que não temos a exclusividade de contratação dos animais provados. É extremamente importante que outras centrais tenham acesso à genética para termos um número cada vez maior de animais genotipados”, acrescentou Franzon.

Além dos testes de progênie, a economia de gastos também deve ajudar na recria de fêmeas, já que com a identificação precoce de animais geneticamente superiores o produtor saberá quais animais devem ser descartados do rebanho e em quais ele deve investir no potencial. “Essa ferramenta permite a democratização da genética, sendo acessível tanto ao grande como ao pequeno produtor”, afirmou Cleocy Mendonça Júnior, gerente de Produto de Bovinos de Leite da Zoetis.

A princípio, o Clarifide Girolando será utilizado nas avaliações de: produção leiteira; idade ao primeiro parto; intervalo entre partos. A ferramenta garante acurácia de 46%, 45% e 22%, respectivamente, para cada uma dessas características. Em um segundo momento, serão avaliadas características corporais, como composto mamário, umbigo e etc; e de qualidade de leite, como proteína e gordura.

Fonte: Portal DBO

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Veja também:

Sudeste Asiático: que mercado é esse?

Coluna do Scot: Exportações brasileiras de carnes para essa região crescem rapidamente. De cinco anos para cá, as exportações de frango, carne bovina e de carne suína cresceram 32%.

Você precisa adquirir uma de nossas assinaturas.

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

×

Carrinho