CNA e Conab realizam teste de leilão para Região Norte

Objetivo é baixar os preços e simplificar o acesso de produtores rurais da Região Norte a insumos agropecuários por meio de leilões eletrônicos

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizaram na sexta-feira, 18 de outubro, o primeiro teste no Sistema de Comercialização Eletrônica (Siscoe) da Conab que será utilizado para promover leilões. O objetivo é baixar os preços e simplificar o acesso de produtores rurais da Região Norte a insumos agropecuários por meio de leilões eletrônicos.

“O projeto possibilitará a redução no custo de insumos para o setor rural, principalmente a partir da maior concorrência de fornecedores nos leilões”, afirmou em comunicado o presidente da Comissão Nacional de Desenvolvimento da Região Norte da CNA e da Federação de Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), Muni Lourenço.

A intenção é facilitar a compra e proporcionar ao produtor insumos com preço abaixo do comercializado no mercado, afirmou o assessor técnico da Comissão, João Carlos Dé Carli.

“Queremos fazer um piloto em Manaus, porque é uma região de difícil acesso de insumos. Se der certo, pretendemos ampliar para outros Estados da região”, acrescentou ele, em nota da CNA.

Os insumos na região Norte são mais caros por causa de diversos fatores, como custos logísticos e comerciais, além da ausência de oferta ou de compradores para esses produtos, mostra estudo da CVNA.

Além do sistema, a Conab ficará responsável pela elaboração do edital (com as condições estabelecidas pelo vendedor) e transferência monetária do processo. A venda será de produtos de terceiros em que a companhia entrará como leiloeira utilizando o Siscoe, que é uma plataforma online com seis funcionalidades que abrange pré-leilão, leilão e pós-leilão.

“A função da Conab é regular preço e promover o abastecimento. Essa iniciativa pretende proporcionar preços mais justos aos produtores da região Norte e também abastecer com produtos de regiões onde já existe excedente desses produtos”, ressaltou Elias Carvalho de Camargos, gerente de Comercialização de Estoques da Conab.

A simulação de sexta-feira foi resultado de reuniões anteriores entre as entidades para amadurecerem o projeto. O objetivo da CNA é tornar esse modelo de compra uma política pública e ampliar o serviço para todo o país.

“Se conseguirmos melhorar a produção da região com o barateamento desses produtos, poderemos mostrar ao governo que a ação pode ser uma política pública. Queremos mostrar que baixar custo na região Norte reverte na criação de emprego e renda para a população”, completou Dé Carli.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print

Notícias relacionadas:

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

[banner-link-364-x-134-home-geral3]

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: