A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), iniciou nesta segunda-feira, 14 de setembro, a 1ª Rodada de Negócios Virtual do programa Agro.BR voltada ao mercado sul-americano, com foco na Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai.
O programa é voltado à internacionalização do agro brasileiro – acesse cnabrasil.org.br/agrobr. De 14 a 18 de setembro, 20 empresas brasileiras (empresários rurais ou agroindústrias) irão participar de reuniões com aproximadamente 40 compradores internacionais. São empresas exportadoras com capacidade para atender as demandas internacionais nas cadeias de mel e derivados, pescados, cafés lácteos, frutas, flores e hortaliças, castanhas e similares, entre outros.
“A ideia é criar oportunidades de encontros individualizados entre empresários rurais brasileiros e compradores internacionais em um ambiente virtual. A plataforma virtual simplifica a organização porque podemos concentrar nossos esforços na construção das agendas e dedicar atenção aos detalhes de cada oferta e demanda”, afirmou o assessor técnico da Superintendência de Relações Internacionais da CNA, Rafael Gratão.
Os participantes foram analisados e receberam uma pontuação com base em uma metodologia estipulada pela CNA, levando em consideração alguns critérios como, por exemplo, exportação ao longo dos últimos três anos e oferta de produtos compatíveis com as cadeias priorizadas pela rodada virtual. No dia 3 de setembro, a CNA promoveu uma reunião preparatória com as empresas.
“Além de organizar os encontros, também preparamos as empresas para negociar a distância, mostramos a plataforma e demos dicas e orientações de como funciona uma rodada virtual de negócios. Para os empresários que têm pouca ou nenhuma fluência na língua, oferecemos o apoio de intérpretes espanhol/português,” ressaltou Gratão.
Fonte: Ascom CNA