Colheita de soja alcança 15% da área plantada no Brasil

Apesar do ritmo de trabalho mais acelerado nas duas últimas semanas, o índice apurado é o mais baixo para meados de fevereiro em dez anos
Foto: Luiz Henrique Magnante/Embrapa

A colheita de soja da safra 2020/21 no Brasil atingia na última quinta-feira 15% da área plantada no País, ante 9% uma semana antes e 31% em igual período do ano passado, de acordo com levantamento da AgRural. Apesar do ritmo de trabalho mais acelerado nas duas últimas semanas, o índice apurado é o mais baixo para meados de fevereiro em dez anos.

A consultoria informou que na semana passada produtores de soja avançaram com a colheita mesmo em áreas onde o grão está com excesso de umidade, na tentativa de evitar perdas de qualidade mais adiante. Isso porque a previsão é de tempo chuvoso para boa parte do Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil nesta segunda quinzena de fevereiro e radares mostram mais chuvas até pelo menos os primeiros dias de março.

No Sul do País e no sul de Mato Grosso do Sul a semana foi de tempo mais firme, mas a colheita seguiu lenta, com poucas áreas prontas devido ao plantio atrasado e ao alongamento do ciclo das lavouras. No Rio Grande do Sul, onde ainda não há colheita, produtores monitoram a previsão de tempo mais seco até o começo de março, mas o solo tem umidade e, por enquanto, não há risco de perda significativa de produtividade”, reportou a AgRural em comunicado.

A consultoria informou que nesta semana a estimativa de produção de soja será revisada. A projeção de janeiro, a mais recente, foi de 131,7 milhões de toneladas de soja.

Com relação à segunda safra de milho, 24% da área prevista para o Centro-Sul do Brasil estava semeada até quinta-feira passada, 13 pontos porcentuais acima dos 11% de uma semana antes, mas ainda bem atrás dos 51% do período correspondente de 2020.

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

As apostas são altas para o futuro da produção de carne no Brasil. Veja o que dizem as lideranças ouvidas para o Especial Perspectivas 2021 do Anuário DBO. Assista:

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.