Com incertezas no setor, volatilidade de preços persiste no mercado de reposição

A dinâmica dos negócios envolvendo gado para reposição ainda vem mostrando irregularidade em termos de liquidez, informa a IHS Markit

Continue depois da publicidade

A maior oferta de animais disponível para venda, associada ao baixo suporte de pasto e níveis elevados nos preços das principais rações, continua impactando de forma distinta os fluxos comerciais de animais jovens, relatam os analistas da IHS Markit.

“Embora em algumas praças pecuárias a liquidez dos negócios tenha dado sinais de recuperação, em outras regiões as efetivações de compras evoluem de forma inconsistente, refletindo a cautela entre os compradores”, afirma a IHS.


Com isso, os preços das categorias de reposição oscilaram de forma distinta entre as regiões pecuárias.

Nas praças da região Norte, a dinâmica de negócios esboçou recuperação ao longo desta semana, o que permitiu a formação de preços aparentemente mais firmes.

“As altas nas cotações, embora tímidas, foram ocasionadas pela maior presença de confinadores na região, com destaque para vendas de garrotes e novilhas com mais de 10 arrobas”, informa a IHS, referindo-se às praças do Norte brasileiro.

Na praça de Tocantins, observa a consultoria, atualmente, há uma preferência pela compra de Nelore em detrimento do cruzamento industrial. Também há uma maior procura por novilhas, em função da aproximação da estação de monta.

Na região Centro-Oeste, muita volatilidade nos preços locais, observa a IHS. Nas praças do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, as cotações recuaram para todas as categorias, com exceção das novilhas de ano.

VEJA TAMBÉM | “Em um ano, bezerro já caiu R$ 1 mil. E é normal pelo ciclo”, aponta consultor

Por sua vez, em Goiás, preços dos animais jovens seguem mais firmes, em função de parcerias entre pecuaristas e frigoríficos locais em projetos de engorda em confinamento.

No Sudeste do País, os preços da reposição no mercado paulista se mostraram mais firmes diante de uma oferta mais enxuta, relata a IHS. Em Minas Gerais, as cotações seguem estáveis, refletindo a procura inconsistente.

Na região Sul, os preços dos animais de reposição se mantiveram firmes no Paraná, mas cederam nas praças do Rio Grande do Sul, devido à maior oferta de várias categorias e ausência de compradores, informa a IHS.

Ajustes nos preços – No balanço geral, na média de todas as categorias de machos e fêmeas anelorados e Estados pesquisados pela Scot Consultoria, as cotações fecharam a semana com ajuste positivo de 1,9%.

Neste intervalo, os preços, de acordo com a apuração da Scot, trabalharam firmes, tanto para os machos quanto para as fêmeas.  Do lado dos machos, a alta na semana foi de 2% na média de todos os estados e categorias. Para as fêmeas, na mesma base de comparação, o avanço foi de 1,8%.

“Com a arroba do boi gordo firme e os preços dos insumos mais em conta, as cotações ganharam sustentação”, relata a zootecnista Thayná Drugowick, analista da Scot, que acrescenta: “Apesar da procura aquecida, a pedida de preços em patamares mais elevados travam as negociações”.

Em leilões, ocorrem vendas acima do preço de referência, entretanto, são negociações pontuais, afirma a analista.

“Outro ponto que também deve ser levado em consideração é a qualidade das pastagens, que devido ao período seco, estão com baixa capacidade de suporte, limitando as negociações”, ressalta. Para o curto prazo, a expectativa é de manutenção de preços e poucos negócios, prevê Thayná.

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: