Na Índia, Tereza Cristina busca novos mercados para a carne

Ministra aposta em acordos e parcerias bilaterais e para isso conta com o setor privado, que também faz parte da comitiva oficial

Continue depois da publicidade

Após passar pela Alemanha, a ministra Tereza Cristina desembarcou na Índia. Os compromissos oficiais começam nesta quarta-feira (22). É mais um tentativa do governo brasileiro para expandir as exportações de carne. Segundo o Ministério, a viagem da ministra tem por objetivo ampliar e diversificar o comércio e a cooperação com o país asiático.

Na agenda de Tereza Cristina estão previstas reuniões com os ministros que tratam da agricultura e alimentação, além de encontros com empresários. No dia 24, ela se integra à comitiva do presidente Jair Bolsonaro, quando participará da cerimônia de troca de atos e reunião com o governo local.


De acordo com o Ministério da Agricultura, a ministra irá se encontrar com Harsimrat Kaur Badal (ministra do Processamento de Alimentos), Giriraj Singh (ministro da Pecuária, Pesca e Lácteos), Narendra Singh Tomar (ministros da Agricultura e Bem-Estar dos Agricultores) e Ram Vilas Paswan (ministro de Abastecimento, Alimentos e Distribuição Pública).

“Está prevista a assinatura de uma declaração conjunta entre o Mapa e o Ministério da Pecuária, Pesca e Lácteos para cooperação em saúde animal e melhoramento genético. A cooperação, com duração de três anos, prevê que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) irá oferecer capacitação para técnicos indianos em fertilização in vitro e transferência de embriões, além de apoiar a instalação e operacionalização de um Centro de Excelência em Pecuária de Leite na Índia”, informa o ministério.

Ainda, conforme o ministério, um dos encontros empresariais tratará de parcerias na área de segurança alimentar, com a participação do setor privado brasileiro e indiano.

Com a segunda maior população do mundo, de cerca de 1,2 bilhão de pessoas, o Brasil está de olho no potencial do mercado indiano. Além de negociações para aumentar a oferta de produtos agropecuários brasileiros nesse mercado, a ministra pretende falar sobre o modelo produtivo, a qualidade dos produtos, o status sanitário e a sustentabilidade da produção nacional. A economia indiana cresceu a uma taxa de cerca de 7% ao ano, na última década, o que fez o país dobrar sua renda per capita.

Na ofensiva por mercados de carne no país asiático, cerca de 70 representantes de empresas brasileiras e de associações integram a missão. Desse total, há 16 empresas do agronegócio, como de carne bovina, frango, suíno, etanol, algodão, feijão, pulses (lentilha e grão de bico) e cítricos. O grupo fará visitas técnicas e encontros com empresários indianos.

Ao menos sete projetos setoriais de promoção de exportações desenvolvidos pela Apex-Brasil, em parceria com o setor privado, tem hoje a Índia como mercado prioritário.Entre eles estão as carnes suínas, de frangos e ovos, suco de laranja, couros, alimento industrializado, acessórios médicos e cosméticos para animais, mais etanol e derivados.

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que participa do encontro, o mercado indiano já está aberto para o frango brasileiro. Porém, ainda cobra tarifas de 30% para produtos inteiros, 100% para cortes de frangos e 27% para suínos.

Balança comercial

Em 2019, as exportações agropecuárias para a Índia somaram US$ 676 milhões. Os dez produtos agrícolas mais vendidos foram: óleo de soja (bruto), açúcar de cana (bruto), algodão, feijão seco, pimenta (seca ou triturada em pó), óleo essencial de laranja, óleos essenciais, maçãs, sucos e milho.

As importações resultaram em US$ 85 milhões. Os produtos mais comprados pelo Brasil foram: óleos essenciais, cominho (semente), cebola, chocolate e preparações à base de cacau, sementes oleaginosas (com exceção da soja), ração para animais domésticos, óleos vegetais, hortícolas, leguminosas, raízes e tubérculos, muciloginosos e espessantes e substâncias de animais para produtos farmacêuticos. Fonte: com conteúdo do Mapa.

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: