Menu
Menu

Comercialização do café segue abaixo da média

Vendas estão atrasadas em relação ao mesmo período do ano passado, quando 90% da safra 2017/18 estava comercializada até então.

A comercialização da safra de café do Brasil 2018/19 chegou a 86% até o dia 13 de maio, informou o levantamento da Safras & Mercado nesta quinta-feira, 16 de maio. O número representa um avanço de quatro pontos percentuais no último mês. Com isso, as vendas apresentam atraso em relação ao mesmo período do ano passado, quando 90% da safra 2017/18 estava comercializada.

O levantamento também constatou que a comercialização está abaixo da média dos últimos 5 anos, que é de 91% para esta época. A Safras & Mercado informa que já foram comercializadas 55,05 milhões de sacas de 60 quilos, tomando-se por base a estimativa da consultoria de uma safra de 64,1 milhões de sacas de café em 2018/19.

“Os preços fracos e a demanda mais curta continuam impactando o andamento da comercialização no disponível. A produção recorde colhida no ano passado também dificulta o avanço percentual das vendas”, avalia Gil Barabach, consultor da Safras & Mercado, por meio de nota.

Para Barabach, “o interessante é que esse volume recorde explica tanto a performance na exportação como os armazéns cheios para o período do ano” e gera uma situação peculiar: demanda externa bem atendida por grãos brasileiros com sobra de café nos armazéns nacionais. “Sem falar na safra brasileira de 2019, que já é uma realidade”, comenta. Segundo a consultoria, 10% da safra 2019/20 de café havia sido colhida até o dia 14 de maio.

A consultoria informou ainda que as vendas do café arábica alcançam 84% da safra. De acordo com o levantamento, o percentual comercializado continua bem abaixo ao observado em igual época do ano passado (90%) e também aquém da média para o período (91%).

“O preço das bebidas melhores avança abaixo da referência vendedora de R$ 400,00 a saca, reforçando o cenário baixista, que se agrava com a chegada de café da safra nova ao mercado”, diz Barabach.

Em relação às vendas do café conilon, estas alcançam 91% da safra, abaixo de igual época do ano passado (92%) e também da média de 5 anos (93%). “A colheita de conilon da safra 2019/20 ganha força e o interesse comercial se volta para o café novo, o que prejudica os negócios no disponível”, afirma o consultor no comunicado.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Veja também:

Produtores já estão testando novo modelo de produção de novilhas

A Agropecuária JBJ, de GO, e a Fazenda Rancho Fundo, do MS, suplementam as fêmeas desde bezerras para desafiá-las na IATF aos 13-14 meses.

Você precisa adquirir uma de nossas assinaturas.

“Precocinhas” Nelore no confinamento

Os sistemas de produção de novilhas precoces também abrem caminho para a engorda dessas fêmeas para venda bonificada a programas de carne de qualidade.

Você precisa adquirir uma de nossas assinaturas.

Novilhas Nelore sob holofotes

Elas são as novas estrelas da pecuária, graças aos avanços em precocidade com prenhez aos 13-14 meses, e valorização nos projetos de carne gourmet. Agora, elas também são objeto de pesquisa da Apta-Colina para o desenvolvimento de sistema específico de produção, a exemplo do programa do Boi 7-7-7.

Você precisa adquirir uma de nossas assinaturas.

Café com frio

Especialista dá dicas de como evitar problemas com o frio no cafezal, cultura que gosta de “cabeça quente e pés frios”

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

×
×

Carrinho