Como implantar um programa de Inseminação Artificial eficaz?

Tecnologia acessível, de baixo custo, não requer instalações sofisticadas; mas há pontos importantes a serem observados

Continue depois da publicidade

Por Sérgio Saud
Entre os pontos mais importantes a serem observados na implantação de um programa de inseminação artificial estão: o manejo adequado da propriedade e do rebanho, a capacitação do inseminador, o nível de fertilidade do rebanho e a qualidade do sêmen utilizado.
O primeiro e mais importante passo é contar com a orientação de um técnico, que vai montar o programa e capacitar a equipe da fazenda sobre a importância da observação de cios, dos horários da inseminação, os cuidados no manuseio, descongelamento e aplicação do sêmen. Além do técnico, o inseminador é peça fundamental. Os resultados do trabalho dependem em grande parte de sua habilidade e de sua responsabilidade profissional. De um modo geral, o bom profissional que gosta da lida com os animais, calmo, educado e comprometido em fazer o melhor desempenha bem a função de inseminador.
Para aqueles que estão pensando “Onde vou conseguir um funcionário assim? ”, saibam que, atualmente, já existem empresas de médicos veterinários especializadas em reprodução e melhoramento genético que prestam toda a assistência necessária para o criador. Além disso, todas as empresas que comercializam sêmen, filiadas à Asbia (Associação Brasileira de Inseminação Artificial), dão suporte técnico de qualidade àqueles criadores que querem implantar um programa de IA com sucesso e oferecem cursos de IA para capacitação dos funcionários da fazenda.
O próximo passo é em relação ao rebanho. Deve-se identificar todas as fêmeas em idade reprodutiva e, com o auxílio de um técnico, fazer uma avaliação ginecológica para prepará-las para a entrada no programa de IA. Fêmeas paridas há mais de 45 dias já podem ser inseminadas e caso não manifestem cio até 60 dias pós-parto, devem ser avaliadas por um veterinário. Assim como os casos de fêmeas com cios irregulares, com corrimento vaginal, repetidoras de cio e demais reses que não estejam com seu ciclo normal. Uma fêmea produtiva e lucrativa deve ter um bezerro ao pé e outro no ventre. Se não for assim, a rentabilidade da fazenda estará comprometida. Ai, está um dos principais benefícios da IA: fazer com que todas as fêmeas da fazenda emprenhem e produzam mais leite.
Outro ponto extremamente importante diz respeito ao manejo sanitário da propriedade. A vacinação evita o aparecimento de diversas doenças e os exames preventivos identificam os animais suspeitos e doentes, orientando o tratamento ou descarte. Da mesma forma, boas pastagens, sombreadas e de dimensões adequadas, suplementação mineral adequada durante todo o ano em cochos cobertos, aguadas de boa qualidade, suplementação na seca asseguram ao rebanho bons níveis de produção de leite, ganho de peso e fertilidade.
Também, é muito importante a separação dos animais em lotes de acordo com sua categoria e que todas as fêmeas possuam identificação individual. Cada uma deve ter ficha, onde devem ser anotadas todas as ocorrências. Através delas o criador pode identificar facilmente os animais mais produtivos e os animais com problemas. Atualmente, existem programas de computador e até aplicativos de celular que facilitam, enormemente, o controle e a gestão do rebanho.
Um bom programa de IA não requer instalações sofisticadas. Pode-se implantar com o básico: um brete de contenção ou canzil coberto, um cômodo para guardar os materiais de IA nas proximidades e uma pia com água corrente.
Todo o material de inseminação deve ser manuseado na sombra. O local deve ser coberto para evitar raios solares e água da chuva, prejudiciais aos espermatozoides. Na maioria das fazendas uma simples adaptação nas instalações já existentes é suficiente para torná-las adequadas.
(Adaptado do Manual de Inseminação Artificial em Bovinos – ASBIA – Ed. 2016)

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: