[full-banner-1170-x-134-home-geral1]

Complexo respiratório bovino

Pneumonia é uma das principais causas de perdas econômicas na pecuária bovina. Saiba como se prevenir

Dentre as doenças respiratórias dos bovinos, as pneumonias são as mais frequentes, principalmente em animais jovens, geralmente em animais até o desmame, havendo índices de incidência superiores a 15%. Por ser uma das principais causas de perdas econômicas na pecuária bovina, é de suma importância que haja atenção em relação a gestão sanitária dos rebanhos.

As pneumonias são enfermidades provocadas pela reação inflamatória decorrente da penetração de um agente infeccioso no trato respiratório inferior. O processo pelo qual a doença se desenvolve varia de acordo com os agentes e sua virulência, bem como a porta de entrada da infeção.

Vale salientar também que existem alguns tipos diferentes de pneumonias, sendo a pneumonia intersticial e as broncopneumonias os tipos mais frequentes. Para se ter uma ideia, somente a broncopneumonia é responsável por mais de 70% dos casos da doença. A pneumonia intersticial causa uma inflamação pulmonar difusa, geralmente decorrente da inalação de toxinas ou infecções virais isoladas. Já a broncopneumonia, é uma inflamação dos brônquios, bronquíolos, pulmão e também da camada que recobre o pulmão, ocasionada por infecções bacterianas e virais transportados pelo ar.

A origem da enfermidade está relacionada a um desequilíbrio na tríade dos três princípios básicos necessários para que haja uma infecção: microrganismo, animal e ambiente. Havendo a presença de um ou mais microrganismos patogênicos, associados a uma deficiência da imunidade do animal e a fatores ambientais predisponentes, a contaminação irá evoluir para uma infecção. Os fatores ambientais que favorecem o surgimento da pneumonia são a superlotação, mistura de animais de diferentes categorias, frio e calor excessivo, umidade alta, pouca ventilação, manejo alimentar inadequado, estresse de transporte ou desmame, entre outros.

Na pneumonia, há diversos sinais clínicos e que podem variar de acordo com a localização da infecção. Dentre os principais sinais visíveis da pneumonia podemos destacar a tosse, secreções nasais, inapetência, apatia, entre outros. Existem também outros sinais que podem ser detectados em exames clínicos específicos feitos pelo veterinário, como por exemplo alterações nos sons pulmonares.

Quanto ao tratamento, é indicado o uso de antimicrobianos associados a anti-inflamatórios. O objetivo do tratamento, além de eliminar o agente causador, é reduzir a febre, a inflamação pulmonar e, através da melhora sintomática, promover retorno rápido do animal as suas atividades produtivas e reprodutivas. O uso de um antimicrobiano injetável à base de Enrofloxacina associado ao Diclofenaco de Sódio é uma excelente sugestão, pois apresenta amplo espectro e alta eficácia no combate aos agentes infecciosos da pneumonia, além de combater a inflamação pulmonar e promover maior bem-estar ao animal doente.

Para obter as referências utilizadas na confecção da matéria ou para saber maiores detalhes sobre o tema entre em contato com o autor ([email protected]).

*As opiniões expressas nos artigos não necessariamente refletem a posição do Portal DBO.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email
Share on pocket
Pocket

Veja também:

Técnica de condicionamento reduz estresse pós-desmama

Validada pela Embrapa, técnica reduz o estresse gerado pela separação da mãe, melhora o ganho de peso nesta fase crítica da vida do animal e favorece pecuária de ciclo curto.

Você precisa adquirir uma de nossas assinaturas.

[banner-lateral-300-x-300-noticias]

Sobre o autor

Menu

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

Sustentabilidade é isso aí…

Hélio Casale destaca os esforços do agricultor na busca pela sustentabilidade e os principais temas abordados no 3º Fórum de Agricultura Sustentável

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

[banner-link-364-x-134-home-geral3]

Fechar Menu
×
×

Carrinho