Concurso de grãos especiais da BSCA classifica amostras para a fase nacional

As amostras vencedoras do 'Cup of Excellence - Brazil 2020' ganham o direito de participar de um disputado leilão internacional em que os preços alcançados vão muito além do mercado convencional
Foto: Ilustração/Internet

A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) concluiu nesta terça-feira (15/9) as análises dos 655 lotes inscritos e definiu os classificados para a etapa Nacional do Cup of Excellence – Brazil 2020, principal concurso de qualidade do mundo para cafés especiais.

Conforme comunicado da BSCA, foram selecionadas 100 amostras. Nos últimos anos, o certame, que é realizado pela BSCA em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE), vem elevando o nível de análise dos cafés especiais do Brasil.

Continue a leitura após o anúncio

Na pré-seleção deste ano, por exemplo, a nota média dos lotes classificados para a Fase Nacional foi 87,63 pontos na escala de zero a 100 do Cup of Excellence. Além disso, do total de amostras que recebemos, 628 foram classificadas acima de 86 pontos“, destaca no comunicado a diretora da BSCA, Vanusia Nogueira.

Os cafés especiais qualificados para a Fase Nacional representam 11 regiões produtoras do País, com destaque para a Denominação de Origem Mantiqueira de Minas, que terá 30 amostras na segunda etapa do concurso. Essas 100 amostras serão reavaliadas entre os dias 3 e 5 de outubro, no Hotel Fênix, em Varginha (MG), em um espaço que permitirá o recebimento de mais juízes e juízas na Fase Nacional, uma vez que a flexibilização permite a vinda de novos profissionais.

Os 35 cafés melhores colocados, que obtiverem nota igual ou superior a 87 pontos, serão classificados para a Fase Internacional, quando concorrerão aos 25 postos de vencedores do Cup of Excellence – Brazil 2020, consagrando-se como os melhores cafés especiais brasileiros da safra atual.

As amostras que forem eleitas vencedoras do Cup of Excellence – Brazil 2020 ganham o direito de participar de um disputado leilão internacional, pela internet. Os preços alcançados nesses pregões vão muito além do mercado convencional, como o campeão do certame brasileiro em 2018, que obteve o maior valor pago por uma saca (60 kg) de café no País: R$ 73 mil.

Já os cafés que obtiverem nota entre 86 pontos até o 25º ganhador, serão considerados “Vencedores Nacionais” da competição e também estarão à disposição para aquisição em uma plataforma de venda na internet.

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Revista DBO – Saindo na frente

Confira a edição de setembro, que traz o “Especial de Genética e Reprodução” com 7 reportagens exclusivas, além de outras 21 reportagens e análises sobre o mundo da pecuária

Revista DBO – Saindo na frente

Confira a edição de setembro, que traz o “Especial de Genética e Reprodução” com 7 reportagens exclusivas, além de outras 21 reportagens e análises sobre o mundo da pecuária

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Conteúdo original Revista DBO