Menu

Consumo argentino de carne bovina é o menor em oito anos

Indústria argentina destaca perda do poder de compra da população argentina desde o início do governo Macri

O consumo argentino de carne bovina atingiu o seu pior resultado em oito anos, segundo dados divulgados pela Câmara da Indústria e Comércio de Carnes e Derivados da República Argentina (Ciccra) no último dia 6 de junho. No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, o consumo interno aparente do país atingiu 50,5 quilos por habitante, queda de 12,1% ante igual período do ano passado.

Se considerado apenas o mês de maio, o consumo per capta de carne bovina da Argentina foi de 53,7 quilos por habitante, queda de 7,9% ante maio de 2018. Com isso, a participação do consumo interno sobre a produção total do país nos últimos cinco meses atingiu 78,5%, o menor patamar desde 2005 mesmo após uma queda de 11,2% na oferta do mercado interno, avaliada em 946,3 mil toneladas.

O relatório da Ciccra ressalta ainda a perda do poder de compra da população argentina. Embora em maio o preço médio dos principais cortes bovinos na grande Buenos Aires tenha registrado sua primeira queda mensal em 21 meses, de 0,6%, no acumulado dos últimos 13 meses os cortes bovinos acumulam alta relativa de 21,2%, se considerado o salário médio argentino.

“Durante a gestão Macri, o nível geral dos preços ao consumidor triplicou (aumento de 206,4% entre dezembro de 2015 e maio de 2019) e os salários do setor privado formal se multiplicaram por 1,56, o que implica que o poder de compra dos salários dos empregados formais diminuiu 16,9% em relação ao nível geral dos preços”, lembra a instituição.

Ainda de acordo com a Ciccra, de dezembro de 2015 a maio de 2019, o preço da carne bovina na Argentina aumentou 134,4%. No caso da carne de frango, essa valorização foi de 144,1%, enquanto o valor dos cortes suínos avançara, 156,5%.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Notícias relacionadas:

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

[banner-link-364-x-134-home-geral3]

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho