Cooperativas gaúchas investem em plataforma digital pioneira

O sistema irá integrar 30 das maiores cooperativas agropecuárias do Rio Grande do Sul e milhares de produtores rurais

Continue depois da publicidade

A Federação das Cooperativas Agropecuárias do RS (Fecogro/RS) apresenta, em seminário virtual em 20 de abril, às 17h, a plataforma SmartCoop. A transmissão ocorrerá pela página da Rede Técnica Cooperativa (RTC), no Facebook.

O sistema irá integrar 30 das maiores cooperativas agropecuárias do RS e milhares de produtores em um ecossistema de inovação digital. Segundo o presidente da Fecoagro/RS, Paulo Pires, a ferramenta é um divisor de águas para a produção gaúcha porque agregará um ganho expressivo de competitividade aos cooperados.


“Temos em mãos uma tecnologia que, além de facilitar o dia a dia do produtor, permitirá que ele negocie sua produção e possa adquirir em sua cooperativa produtos em melhores preços, que esteja ao lado da cooperativa 24 horas por dia mesmo não estando lá fisicamente”, pontua Pires.

O projeto estará à disposição de uma rede de 173 mil produtores que, juntos, concentram 50% da safra de grãos do Rio Grande do Sul. A ideia é apresentar a plataforma para os produtores e servir de inspiração a outros estados da federação.

Foto: Fernando Batista/ CCGL

“Agora, a informação é do produtor. No mundo das plataformas, temos o primeiro sistema de inovação digital alinhado com nossa essência e com os princípios do cooperativismo”, informou o coordenador do projeto SmartCoop, Guillermo Dawson (foto).

O desenvolvimento da SmartCoop levou dois anos e foi alvo do trabalho de dezenas de profissionais das cooperativas do RS. O projeto teve início um pouco antes da viagem de uma delegação de dirigentes e técnicos ao Vale do Silício (EUA), e depois, à Alemanha, onde acompanharam o desenvolvimento da digitalização de 294 cooperativas.

Construída pela empresa de soluções de tecnologia Meta e desenvolvida por técnicos das cooperativas, a SmartCoop tem uso em versão para desktop e aplicativo para celular. Voltado para o trabalho de campo, permite alimentação offline, driblando um dos grandes entraves das propriedades rurais brasileiras que é o fraco sinal de internet em áreas rurais.

A SmartCoop integra em uma mesma plataforma centenas de dados que alimentam e orientam todos os processos de gestão de uma propriedade rural, do apoio comercial à assistência técnica. Ao aderir, o produtor passa a receber, em tempo real, atualizações de dados que alimentam um grande banco de inteligência artificial em que decisões essenciais são tomadas de modo a otimizar a competitividade da produção primária.

Por exemplo, uma previsão meteorológica de chuva processada no sistema pode acionar ou travar uma aplicação de defensivo, aumentando a efetividade da aplicação dos recursos. Por outro lado, um diagnóstico por imagem da produtividade da soja via satélite em determinado talhão pode ajudar o produtor a manejar seu solo. Agilidade que pode significar ganhos reais para o produtor, uma vez que, de posse dos dados, pode melhorar sua rentabilidade.

Com investimento estimado em R$ 4,5 milhões, teve custo rateado entre as cooperativas envolvidas no projeto e contou com o apoio do Sescoop/RS e da Ocergs. A Smartcoop está disponível para associados das 30 cooperativas integrantes do projeto. São elas: Languiru, Santa Clara, CAAL, Cotrisul, Camnpal, Camal, Piá, Coagrijal, Coomat, Cotricampo, Cotrisel, Cotrijuc, Cooperoque, Cotrirosa, Coopermil, Coopatrigo, CCGL, Agropan, Cotribá, Cotrijal, Cotriel, Coagrisol, Cotripal, Cotrisoja, Cotrifred, Coagril, Cotrisal, Coopibi, Cotapel e Coasa.

Fonte: Ascom

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: