Custo de produção da pecuária leiteira sobe menos que o leite

Os valores recebidos pelo produtor têm sido os maiores da série histórica do Cepea para esse período do ano

O custo de produção da pecuária leiteira subiu nos primeiros três meses de 2019, mas em menor intensidade que o leite. No acumulado do primeiro trimestre, o Custo Operacional Efetivo (COE), que considera os desembolsos da propriedade, teve aumento de 0,47% na “média Brasil” (BA, GO, MG, PR, RS, SC e SP), sob influência do reajuste do salário mínimo.

No mesmo período, os preços de adubos e corretivos registraram queda de 1,16%, na esteira da valorização do Real frente ao dólar, uma vez que os preços desses insumos são influenciados pela moeda norte-americana.

O concentrado, por sua vez, acumula desvalorização de 0,55% entre janeiro e março, devido à expectativa de bons resultados na segunda safra do milho.

Continue a leitura após o anúncio

Apesar do aumento dos custos no primeiro trimestre de 2019, a atividade leiteira está num momento de recuperação de margens. Após a queda no preço do leite na segunda metade de 2018, o produto acumulou valorização real de 18,9% na “média Brasil” de janeiro a março.

Vale ressaltar que os valores recebidos pelo produtor têm sido os maiores da série histórica para esse período do ano, propiciando um momento favorável para a atividade.

Especificamente em março, o COE registrou elevação de 0,14% na comparação com fevereiro. Apesar da valorização acentuada de adubos e corretivos, de 2,19% na mesma comparação, as retrações nos preços dos concentrados e da suplementação mineral, de 0,67% e 0,34% respectivamente, suavizaram o aumento do COE.

Por Ivan Barreto (Cepea)

 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print
2742961

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Notícias relacionadas:

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Cadastre-se e receba nossas notícias

Todos os dias no seu e-mail melhor conteúdo do agronegócio. 

Quais newsletter você gostaria de receber?
Notícias diárias (resumo do dia)Jornal de Leilões (semanal)