Menu
Menu

Déficit global de café deve trazer leve melhora às cotações, diz Rabobank

Banco estima que as cotações de café arábica na Bolsa de Nova York (ICE Futures US) devem se manter voláteis

O déficit global de café no ciclo 2019/20, projetado em 4,1 milhões de sacas, deve trazer uma leve melhora nas cotações internacionais do grão. “Nos próximos meses, a florada brasileira e o início das colheitas no Vietnã e América Central, podem dar novos fundamentos para o mercado”, informa o Rabobank, em relatório trimestral sobre commodities agrícolas.

O Rabobank estima que as cotações de café arábica na Bolsa de Nova York (ICE Futures US) devem se manter voláteis por causa da instabilidade cambial e da participação dos fundos não-comerciais. As cotações do produto são projetadas pelo banco em cerca de 105 centavos de dólar por libra-peso em 2019.

Conforme o Rabobank, o segundo semestre de 2019 permanece desafiador. O superávit global no ciclo 2018/19, em 6,9 milhões de sacas, impulsionado pelas safras recordes de Brasil e Vietnã, associado a expectativa de uma boa oferta vietnamita em 2019/20 e brasileira em 2020/21, limitam uma melhora acentuada nos preços.

A colheita 2019/20 brasileira está praticamente encerrada. Neste atual ciclo negativo, o Rabobank espera que sejam colhidas 57,6 milhões de sacas de café, das quais 38,1 milhões de sacas do tipo arábica. “Apesar da ótima quantidade produzida, a safra 2019/20 brasileira apresentou problemas na qualidade da bebida”, relata o banco.

A maturação desuniforme das cerejas e as chuvas isoladas no período da colheita, foram pontos que limitaram a qualidade. Adicionalmente, os menores volumes de chuva em janeiro, prejudicaram o enchimento dos grãos e prejudicaram a produção do café cereja.

“É possível observar um incremento nos prêmios por cafés de melhor qualidade no mercado doméstico e um aumento na demanda por cafés lavados no mercado internacional”, observa o Rabobank. Variações climáticas provocaram impacto outras regiões produtoras.

O Rabobank estima uma redução de 6% na safra 2019/20 na América Central e no México em relação ao ciclo anterior, como reflexo dos volumes de chuva abaixo da média nos últimos meses. A Etiópia atravessa situação climática semelhante, e é previsto uma redução de 10% em relação a 2018/19.

No entanto, no Vietnã, com a recente melhora no clima, é previsto uma colheita em 30 milhões de sacas no ciclo 2019/20. Na Colômbia, a produção deve ficar estável para safra 2019/20, em 13,7 milhões de sacas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Notícias relacionadas:

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

[banner-link-364-x-134-home-geral3]

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho