Déficit ou superávit de açúcar na safra 2019/20?

Previsões de oferta e demanda em 2019/20 dividem analistas após duas safras consecutivas de superávit

Continue depois da publicidade

Na última semana, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) surpreendeu o mercado ao prever superávit na oferta mundial de açúcar em 2019/20 de 4,3 milhões de toneladas. O número destoa das previsões privadas divulgadas até então, a última delas da renomada consultoria FCStone: déficit de 5,7 milhões de toneladas.


Em seu relatório, o USDA aponta que a produção brasileira de açúcar no próximo ano-comercial (de outubro deste ano a setembro de 2020), somada à maior produtividade esperada na União Europeia, deve mais que compensar a queda prevista para Índia e Tailândia. A previsão do órgão americano é de uma safra de 32 milhões de toneladas no Brasil, aumento de 2,5 milhões em relação a 2018/19.

+FCStone estima déficit de 5,7 mi de t de açúcar em 2019/20
+Açúcar: Brasil e China se entendem antes de painel na OMC
+Queda nas exportações desafiam setor sucroalcooleiro no MS

O volume é próximo das 31,8 milhões de toneladas apontadas pela Conab em sua primeira estimativa para a próxima temporada e que considera 0 ano-safra nacional, mas está 1 milhão de toneladas abaixo do crescimento estimado pela Datagro, que prevê uma produção de 31,6 milhões de toneladas no país durante o próximo ano comercial.

“Essa safra vai ser mais uma vez uma safra com orientação alcooleira. A moagem e a produção de açúcar devem crescer ligeiramente, 1,5 milhão de toneladas, o que não é um volume significativo quando comparado ao recorde de produção de 2017/18”, observa Plínio Nastari, presidente da Datagro.

A consultoria estima uma destinação de 63,6% da produção brasileira de cana para a fabricação de etanol ante 64,8% em 2018/19. O percentual é bem superior aos 62% apontados pelo USDA, o que ajuda a entender a divergência entre as previsões – o futuro da produção e do consumo de etanol no Brasil.

Única consultoria a ter divulgado números próximos ao do USDA, a Safras & Mercado, que também considera o ano comercial, se inclui entre os menos otimistas com a produção de etanol este ano. A empresa prevê um mix de 62% a 63% para o etanol e um superávit na oferta mundial de 5 milhões de toneladas.

“A demanda por etanol continua forte, mas a oferta esta crescendo muito. Com isso, as distribuidoras estão com muito conforto pra comprar etanol e os preços não estão mais tão remuneradores como na safra passada”, observa Maurício Murucci, analista da Safras &Mercado.

De acordo com o indicador Cepea/Esalq, o valor do etanol hidratado, usado em substituição à gasolina, ficou em média R$ 1,65 o litro na semana encerrada no último dia 24, queda de 11,15% ante o observado na semana encerrada em 26 de abril e praticamente estável na comparação com igual momento do ano passado.

Diante desse cenário, a Safras & Mercado calcula que a venda do etanol esta remunerando 16% a mais que o açúcar nesta temporada, enquanto na safra passada a remuneração do biocombustível ficava entre 23 e 28% a mais que o adoçante, chegando a picos de 37%.

“Este é um cenário que estamos vendo de maio a junho que é muito diferente do que víamos em abril, quando começou a temporada no Brasil”, avalia o analista ao citar o represamento de preços da Petrobras como um dos fatores para a incerteza com a produção alcooleira.

“Em tese, a política é de preços livres, mas não é exatamente do que a gente vê e isso torna o cenário completamente imprevisível para as usinas”, ressalta Murucci. Segundo ele, o percentual da safra 2019/20 a ser destinada ao etanol pode chegar a 60%, caso os preços do biocombustível continuem em queda.

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: