“Desnecessário”, afirma CCAB sobre escritório em Jerusalém

Presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira afirma que posicionamento do país desequilibra relação com mundo árabe

A abertura de um escritório diplomático brasileiro em Jerusalém foi um “movimento desnecessário” e comprometeu o crescimento das relações comerciais do Brasil com países árabes, segundo avaliação feita pelo presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Rubens Hannun.

+Brasil decide abrir apenas escritório em Jerusalém
+Arábia Saudita reduz compra de frango brasileiro
+Imea alerta para mudança da embaixada brasileira em Israel

“A gente acha que o fato de montar um escritório caracterizou um movimento desnecessário e de desequilíbrio nas relações entre árabes e brasileiros”, afirmou Hannun ao Portal DBO. Embora não saiba precisar em quanto tempo o realinhamento político internacional deva impactar as relações comerciais com os países árabes, o presidente da CCAB ressalta que as declarações do governo Bolsonaro impactem a preferência dado ao Brasil por esses mercados.

De acordo com dados do Ministério da Agricultura, os países Árabes responderam por 11,34% das exportações agrícolas brasileiras em volume em 2017 e 10,84% em valor. No ano passado, esses percentuais caíram para 9% e 8,26%, respectivamente. As previsões da Câmara Árabe, contudo, são de que as trocas comerciais com o Brasil, que atualmente são da ordem de US$ 11,5 bilhões, dobrem nos próximos quatro anos.

“Esse crescimento, contudo, fica comprometido. Não tenho nenhuma informação imediata, até porque é um pouco prematuro para haver alguma retaliação, mas esses movimentos vão acontecendo”, explica Hannun. Ele destaca que o brasil é atualmente o maior exportador mundial de proteína animal halal, corte exigido pelos países Árabes, mas que há outros produtores com planos para aumentar sua participação no Oriente Médio – entre eles os próprios Estados Unidos.

Segundo dados do Internacional Trade Center (ITC), o Brasil respondeu por 51,9% do fornecimento de proteína animal halal para os países árabes em 2017. Em 2015, esse percentual havia chegado a 54,3%. No mesmo período, a Turquia passou de 4,1% para 5,8% e subiu três posições nesse ranking para se tornar o terceiro maior fornecedor de carne halal para os países árabes.

“A gente sabe que esses países querem entrar mais firmemente no mercado árabe. Eles podem não ter a quantidade necessária para atender esses países atualmente, mas estão se preparando. E esse tipo de posição do Brasil estimula a competição interna, a abertura para concorrências, porque é uma relação de confiança e parceria. Espero que isso não efetivamente, mas os sinais estão indicando pra isso…”, conclui Hannun.

 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print

Notícias relacionadas:

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

[banner-link-364-x-134-home-geral3]

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

BLACK FRIDAY DBO

Plano anual

-25% OFF

Conteúdo de qualidade para quem vive de pecuária.