Diretoria da Heineken marca encontro com pecuaristas

Associação dos Criadores de Mato Grosso diz que cervejaria está disposta a fazer o que for preciso para reparar sua imagem no setor

Continue depois da publicidade

Na tarde de terça-feira (31/3), a diretoria da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) recebeu a equipe de diretores da Heineken Brasil para uma reunião virtual, na qual participaram os executivos Mauro Homem, diretor de Relações Corporativas e Marina Ferreira diretora de Assuntos Governamentais e Institucionais da Heineken no Brasil. O pedido partiu da cervejaria de origem holandesa, uma das maiores do mundo.

Em nota, a entidade disse que o encontro serviu para que a empresa prestasse esclarecimentos sobre a postagem em suas redes sociais, no dia 20/3, em apoio ao “Dia Mundial Sem Carne”, instituído pela ONG norte-americana Farm (Fazenda), em 1985, e que levou a uma onda de indignação por parte dos produtores. Como mostra o post abaixo.


 

Segundo a nota da Acrimat, a Heineken pede desculpas, além de afirmar que “farão o que for preciso para tentar mudar esse cenário”.

“A Acrimat ouviu, mostrou a grande insatisfação quase unânime do setor e se colocou à disposição para informações sobre nossa carne, suas qualidades e principalmente pelo respeito à sustentabilidade ao produzirmos”, diz a entidade.

Por conta da manifestação do setor pecuário e dos amantes da carne bovina, a cervejaria que mantinha uma faixa média de 200 a 300 comentários em seus posts no Instagram, viu esse número saltar para 28,4 mil interações – a maioria negativa. No Brasil, um dos principais mercados para a multinacional holandesa, a empresa tem em seu portfólio as marcas Heineken, Amstel, Baden Baden, Bavaria, Devassa, Eisenbahn, Glacia, Kaiser, Kirin Ichiban, No Grau, Schin, Sol e Xingu.

Em prol da carne bovina

O encontro com a Acrimat é primeira de uma série de ações que a Heineken deverá promover para tentar se retratar com o pecuarista. Apesar de o post continuar na página da empresa, a aproximação é vista como positiva e pode trazer frutos ao setor, segundo o engenheiro agrônomo Celso Lacôrte, sócio fundador da Plano Consultoria Agropecuária.

“O negócio é bom para nós, pois eles passam a defender que a nossa carne é de qualidade e provém de áreas sustentáveis, em propriedades que mantém de 20% a 50% de suas áreas totais com matas nativas ou recuperadas. Nesse churrasco e com essa carne, a Heineken faz questão de participar”, diz Lacôrte.

“Temos que criar clima de paz e não de guerra, senão vamos sempre ser atacados. O ideal é mudar o jeito de nos comunicar e trazer quem está de fora para o nosso lado”, diz a pecuarista Érica Bannwart, presidente do Grupo Pecuária Brasil Rosa (GPB Rosa) e uma das herdeiras da fazenda do Engenho, no município paulista de Pirajuí.

Pecuária e a cevada

Para o setor, mostrar a sustentabilidade da produção de carne seria um bom começo para reverter a imagem da Heineken no meio. Mesmo porque a pecuária é parceira para tornar a produção de cerveja também sustentável. O resíduo úmido de cervejaria, o chamado bagaço de cerveja, pode fazer parte da dieta bovina, enquanto para a empresa o subproduto representa uma grande dor de cabeça no processo de fabricação da bebida por falta de destinação.

O pecuarista Antonio Roberto Alves Corrêa, com fazenda em Buri (SP), presidente da Associação Brasileira do Santa Gertrudis, compra 15 toneladas diárias de bagaço, subproduto com cerca de 25%  de PB (proteína bruta) na matéria seca. Corrêa tem um confinamento com capacidade estática de 2 mil bovinos e abate 6 mil, por ano. O bagaço da cervejaria entra na formulação da dieta. Além disso, a ração de outros 1.000 animais de recria também leva o bagaço.

“É um resíduo que não teria um destino adequado e acaba sendo incorporado pela pecuária de corte. Isso mostra que estamos juntos nessas cadeias produtivas, em prol do meio ambiente”, diz Corrêa.

Para saber mais:

A polêmica Heineken e a voz da pecuária

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: