Dirigentes da Embrapa e da Unipasto discutem demandas e tendências do mercado de forrageiras

A reunião teve por objetivo estreitar os laços da parceria de 19 anos, além de trocar experiências relacionadas ao programa de melhoramento genético de forrageiras

Continue depois da publicidade

Desde o início da pandemia que as equipes não se reuniam presencialmente para discutir a parceria de projetos relacionados ao Programa de Melhoramento de Forrageiras Tropicais e o resultado foi positivo, avaliam os dirigentes das entidades.

O chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Antonio Rosa, classificou a reunião como muito importante.


“Do lado da Embrapa tivemos oportunidade de ouvir o que o mercado tem a nos dizer, tanto com relação a cultivares já lançadas, como para demandas latentes dos produtores, o que nos proporciona aprimorar o foco dos nossos trabalhos e estabelecer prioridades de pesquisa”.

Já para a Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras (Unipasto), Rosa diz que foi oportuno os representantes conhecerem de perto a complexidade de um programa de melhoramento, de lançar novas cultivares, das dificuldades enfrentadas numa época de escassez de recursos orçamentários, financeiros e de mão-de-obra e, acima de tudo, a responsabilidade dos pesquisadores diante desta missão tão desafiadora para a cadeia produtiva. “Por isso é tão importante para ambas as instituições fortalecer a parceria”, finaliza.

O encontro aconteceu no final de setembro na sede da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS) com as presenças do presidente da Unipasto, Pierre Marie Jean Patriat, e do gerente-executivo, Marcos Roveri José.

Eles foram recepcionados pelos chefes da Unidade e se encontraram com gestores e pesquisadores da área de forrageiras. A reunião teve por objetivo estreitar os laços da parceria de 19 anos, trocar experiências relacionadas ao programa de melhoramento genético de forrageiras e discutir demandas e tendências desse mercado.

Durante dois dias de visita, os representantes da Unipasto se reuniram com pesquisadores e gestores da Unidade quando discutiram o aperfeiçoamento e o fortalecimento da parceria para que esta continue a entregar aos pecuaristas novas forrageiras que contribuam cada vez mais com a produção pecuária nacional e internacional.

VEJA TAMBÉM | Abramilho: menos verba à Ciência e Tecnologia traz riscos à pesquisa agropecuária

No encontro com os melhoristas que coordenam os dois principais gêneros da parceria (braquiária e panicum) e demais pesquisadores que atuam em pastagens, discutiu-se aspectos dos programas de melhoramento, especialmente sobre novas cultivares e exemplares em desenvolvimento.

A visita aos campos experimentais foi mais uma oportunidade de interação entre pesquisadores e dirigentes da Unipasto. Para a pesquisadora Jaqueline Verzignassi “a visita foi muito produtiva, com discussões extremamente positivas e grandes trocas de experiências”.

Sanzio Barrios confirma que o encontro foi bastante proveitoso. “Na oportunidade foram mostrados os experimentos mais finalísticos voltados para o desenvolvimento de novas cultivares de braquiária, no médio prazo”.

Além disso, foram discutidos os potenciais desses híbridos, candidatos a novas cultivares no futuro, e o que se espera das novas cultivares de braquiária.

“Devido à pandemia, não houve encontro presencial com os representantes da Unipasto e esse momento foi muito importante”, ressalta o pesquisador.

A gestora do gênero Panicum maximum no convênio Embrapa/Unipasto e gestora geral dos planos anuais de trabalho (PAT) dentro deste convênio, a pesquisadora Liana Jank também participou do encontro em sala e no campo e deu seu parecer. “Pudemos discutir com mais profundidade e entender melhor as prioridades da Unipasto quanto às cultivares a serem desenvolvidas e eles entenderam melhor quais nossos anseios”.

O gestor do PAT na Embrapa, pesquisador Mateus Santos, apontou alguns temas discutidos durante a visita, como por exemplo, o realinhamento de pesquisa visando maior foco de produtos, atualização de cenários da parceria para o futuro e retorno às visitas presenciais.

Em sua opinião, a parceria de quase 20 anos passou por muitas mudanças internas e externas e o que se pretende agora é realinhar esta parceria frente às mudanças de cenários para que tanto a Embrapa quanto a Unipasto mantenham-se protagonistas no mercado de forragens.

O presidente da Unipasto, Pierre Patriat, classificou o encontro como muito positivo e que a troca de ideias propiciou avanços. Alguns projetos serão acelerados para compensar o atraso ocasionado durante a pandemia, disse Pierre que ficou satisfeito com o que encontrou no campo.

“Deu para perceber que os pesquisadores não pararam com os experimentos e que os trabalhos estão avançados”. A base de germoplasma que a Embrapa possui é muito boa, disse Pierre que reafirmou a intenção de acelerar futuros lançamentos e fortalecer cada vez mais a parceria porque a resposta da Embrapa é boa.

A Unipasto – A Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras é uma instituição sem fins lucrativos que congrega 42 empresas produtoras e distribuidoras de sementes de pastagem no Brasil abrangendo os Estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo.

Fundada em 2002, a partir da parceria firmada com a Embrapa a Unipasto atua em prol da pesquisa científica para o lançamento de novas cultivares forrageiras e tecnologias para diversificar e fortalecer o desempenho da agropecuária nacional.

Em conjunto com a Embrapa, a Unipasto contribui para que o setor de sementes forrageiras participe efetivamente nas elaborações e implementação de leis e normas, através das entidades oficiais reguladoras do mercado de sementes, além de promover um ambiente de negócios mais competitivo e justo para produtores e mercado.

O objetivo da instituição visa a excelência das sementes forrageiras nacionais, trabalhando na busca constante em inovação e tecnologia e de soluções no combate à pirataria sobre a multiplicação e a comercialização ilegal de cultivares protegidas.

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: