DSM e Cepea divulgam os resultados do Tour de Confinamento

Cinco etapas foram realizadas no segundo semestre de 2019 nos estados de São Paulo, Goiás, Rondônia e Mato Grosso do Sul

A multinacional holandesa DSM e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade São Paulo (Cepea/Esalq-USP), anunciaram nesta quarta-feira, 19, os resultados da quinta edição do Tour DSM de Confinamento – iniciativa que chegou ao final de 2019 com a avaliação de mais de 125 mil bovinos, 40 etapas em dez estados e mais de cinco mil pecuaristas participantes.

O zootecnista Marcos Baruselli, gerente de categoria Confinamento da DSM, chama a atenção nos resultados da edição 2019 para o fornecimento de dietas ricas em milho, com alto teor de concentrado e baixo volumoso, confirmando o resultado médio de uma arroba a mais por bovino confinado. Os especialistas da área de Ruminantes Brasil da DSM avaliaram o desempenho zootécnico dos animais tratados com os suplementos da linha Fosbovi Confinamento com CRINA e RumiStar, aditivos com tecnologia exclusiva da empresa.

O alto índice de rentabilidade foi registrado pela equipe do Cepea: retorno sobre os investimentos (ROI) de 4,31% ao mês e de 12,93% para o período de três meses do confinamento (5,2% a mais que em 2018). “A rentabilidade registrada nessa edição é muito positiva e comprova os resultados dos investimentos em termos de tecnologia”, pontua Baruselli.

Continue a leitura após o anúncio
Confinamento chegou mais cedo aos cinco milhões de bovinos, destaca Thiago Bernardino (Foto: Daniel Bilk Costa)

 

Para 2020, o pesquisador do Cepea, Thiago Bernardino de Carvalho, trabalha com a projeção da rentabilidade chegar a 6,12% ao mês, com ROI de 18,36% para os três meses de confinamento. Para isso, ele destaca principalmente a alta da arroba do boi aliada à demanda expandida decorrente da crise sanitária na China, cujo rebanho suíno tem contabilizado perdas significativas pelo surto de Peste Suína Africana (PSA).

Sobre a alta do preço da arroba, especialistas do mercado têm projetado que, mesmo com um possível reequilíbrio do valor, a perspectiva é que esse indicador se mantenha em alta e não retorne aos patamares do primeiro semestre do ano passado. “Com o custo para produzir uma arroba no confinamento variando entre R$ 120 e R$ 130 no ano passado, o preço pago ao produtor nos mercados atual e futuro gera uma margem bastante atraente para a atividade”, comenta Baruselli.

O especialista da DSM espera aumento do número de bovinos confinados no Brasil em 2020, podendo chegar a seis milhões de animais – alta de 14,1% sobre os 5,26 milhões registrados no Censo de Confinamento DSM em 2019. “Os números de 2019 mostram que o confinamento chegou mais cedo aos cinco milhões de bovinos, pois projetávamos chegar nesse rebanho em 2020. E, somado aos produtores que optam pelo semiconfinamento, que é o fornecimento de ração no pasto, estimamos que o nosso rebanho tenha mais de 13 milhões de bovinos tratados com uma dieta mais eficiente, o que ajuda a tornar a pecuária cada vez mais produtiva, competitiva e mais rentável”, comenta Carvalho.

A DSM comercializa a linha de produtos Tortuga no Brasil e em 17 países da América Latina. Com a aquisição da Tortuga em abril de 2013, a empresa passou a ser a maior indústria de suplementos nutricionais para animais no Brasil.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print
2742961

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Notícias relacionadas:

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Cadastre-se e receba nossas notícias

Todos os dias no seu e-mail melhor conteúdo do agronegócio. 

Quais newsletter você gostaria de receber?
Notícias diárias (resumo do dia)Jornal de Leilões (semanal)