WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email

Eduardo Macedo Linhares conta sua trajetória na pecuária

Em livro do escritor Renato Dalto, Eduardo resgata, aos 88 anos, etapas marcantes de sua vida de campo, aqui também sintetizada em entrevista ao Portal DBO.

O livro “Sobre a terra – A trajetória de Eduardo Macedo Linhares” terá lançamento oficial a 10 de junho, na Pocket Store, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, RS, com sessão de autógrafos do próprio Eduardo e do autor, o escritor Renato Dalto.


A obra faz referência a uma longa história, que começa no século XIX, com a chegada aos campos do Sul do açoriano Francisco Pereira de Macedo, o Visconde do Serro Formoso, tataravô de Eduardo. De formação militar e guardião de fronteiras na época do Império, o Visconde tinha pretensões a se tornar ourives, mas lá pelas tantas mudou o foco, registrando que “nossa riqueza não está debaixo da terra, está sobre a terra”.

Excetuando o primeiro capítulo, dedicado à origem histórica, os outros nove partem da Estância Azul, depois Cabanha Azul, surgida em 1906 com João Vieira de Macedo e depois conduzida por seu filho Lauro Macedo e pelos sobrinhos Eduardo, Azhaury e Macedinho.

No início da década de 90, o Grupo Azul foi desmembrado, nascendo a GAP Genética de Eduardo e família, que logo se marcou com o avanço e a expansão do Brangus para o Brasil Central. Além da base do grupo, na Estância São Pedro, em Uruguaiana, RS, a GAP tem como multiplicadora de sua genética no Brasil Central a Fazenda Sereno, de Jaciara, MT.

Acompanhe na entrevista ao editor Richard Jakubaszko como Eduardo Macedo Linhares resume alguns dos pontos marcantes da trajetória de cerca de 70 anos ligada à agropecuária e, principalmente, à pecuária.

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email

 

Destaques
Todas playlists

A DBO Editores Associados, fundada em 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. Sua atuação no digital abrange as mídias sociais, canal do Youtube e o Portal DBO, plataforma rica em conteúdo especializado em texto, áudio e vídeo para a pecuária, como reportagens, entrevistas, artigos técnicos, cotações, análises de mercado e cobertura dos leilões em todo o País.

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: