Egito compra derivados de frango do Brasil como alternativa aos preços altos da carne bovina

País árabe liberou a importação de produtos de aves como carne enlatada, nuggets, salsichas e mortadelas de frango

Continue depois da publicidade

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Os preços altos da carne bovina no mercado internacional impulsionaram a busca por proteínas mais baratas no Egito, ajudando o Brasil a abrir mercado para novos produtos de frango no país árabe. O Egito liberou há cerca de uma semana as importações de produtos feitos com carnes de aves do Brasil, o que engloba derivados como nuggets, carne de frango enlatada, salsichas e mortadelas, entre outros. Também foi permitida a compra do blanquet, feito a partir da carne de peru.

“Com a demanda alta da China por carne bovina, o preço subiu bastante, 19,2% de janeiro a maio deste ano sobre o mesmo período do ano passado, e aí outras proteínas mais baratas estão tendo uma demanda maior”, disse à reportagem da ANBA o adido agrícola da embaixada do Brasil no Cairo, Cesar Simas Teles. Lembrando que as exportações de frango como um todo do Brasil ao Egito cresceram 27% em volume no acumulado de janeiro a junho deste ano sobre iguais meses de 2019.


Teles afirma que, além dessa questão de mercado, houve todo um trabalho do Brasil para a abertura desse nicho. A liberação se deu com a conclusão da negociação de um novo certificado sanitário internacional para a exportação de carne de frango brasileira ao Egito. Os frangos inteiros e em cortes já tinham o certificado para entrar no Egito, mas com a emissão do novo documento, os requisitos para a exportação desses dois itens foram atualizados e foram incluídos novos produtos, como os processados.

“O Brasil já exporta tradicionalmente o frango inteiro para o Egito, só que existe uma política do Ministério da Agricultura de tentar diversificar a pauta de exportação do Brasil”, informa Teles. Segundo ele, já há pedidos do Egito de 1.500 toneladas de carne enlatada do Brasil. O setor de carne bovina do Brasil tem mercado similar em corned-beef, que do começo do ano até junho teve vendas de 1.390 toneladas ao Egito. “Com o frango, a gente começa com pedido de 1.500 toneladas”, afirma.

Teles explica que além da emissão do certificado, para receber os produtos importados o governo egípcio emite licenças de importação, o que os derivados de frango também vão precisar. Para essas 1.500 toneladas iniciais já houve a emissão da licença. O adido agrícola acredita que, como o Egito tem indústrias na área avícola, o Egito tentará balancear esse mercado com as importações e o fornecimento doméstico.

De acordo com o gerente de mercados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Luis Rua, o Egito é um importante comprador de carne de aves in natura e a abertura para os novos produtos de aves reforça a parceria estratégica com o Brasil para o fornecimento de alimentos. “O país detém potencial para incremento das vendas e os produtos aprovados possuem valor agregado que complementam a oferta local, sem que isto seja uma ameaça à produção local”, disse Rua.

Para vender os derivados, o frigorífico deve estar habilitado na exportação de carne de frango ao Egito. Segundo o gerente de mercados da ABPA, nesta fase inicial da abertura os exportadores ainda estão entendendo exatamente quais são as principais demandas e as especificidades dos produtos. “Mas o que é certo é que se abre um espaço interessante para diversificação da pauta exportadora brasileira”, afirma.

O adido Teles acredita que essa maior demanda por produtos de frango no mercado egípcio pode ajudar o Brasil a começar a vender cortes de frango para o país. Essa é uma área onde já existe o certificado sanitário internacional, mas o governo egípcio não tem emitido licenças.

Segundo Teles, após a pandemia, a preocupação local com o abastecimento alimentar aumentou e o país tem facilitado a aquisição de alimentos. As negociações foram aceleradas. “Temos esperança até de começar a vender cortes de frango, que é um nicho de mercado importante também”, afirma.

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: