Apresentam a série

Manejo Eficiente

Tristeza Parasitária Bovina - Fascículo 2

A Tristeza Parasitária Bovina (TPB) é um complexo de doenças que incluI a Babesiose e a Anaplasmose. Transmitida principalmente pela saliva do carrapato bovino, mas também por insetos hematófagos, pode levar rapidamente o animal à morte. Saiba como deve ser feita a prevenção e o tratamento dessa enfermidade no segundo fascículo do projeto Manejo Eficiente, parceria entre a Revista DBO e a Elanco.

Como é a transmissão

• Os agentes causadores da TPB são dois protozoários (Babesia bovis e Babesia bigemina)
e uma rickettsia Anaplasma marginale.

• As babesias são transmitidas aos bovinos única e exclusivamente pelo carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus. O Anaplasma é transmitido pelo carrapato e por insetos hematófagos, como moscas e mutucas.

Fonte: GONÇALVES, P.M. Epidemiologia e controle da tristeza parasitária bovina na região sudeste do Brasil. Cienc Rural, v. 30, n. 1, p. 187-194, 2000.

Quais os sinais clínicos

Os sinais clínicos variam de acordo com a espécie, a virulência da cepa e sensibilidade do hospedeiro. De modo geral, o animal acometido pela doença…

✔ Fica prostrado, apático.
✔ Tem febre alta (acima de 40°C)
✔ Quando movimentado, tem dificuldade de respirar.
✔ Isola-se dos demais
✔ Apresenta icterícia ou amarelão (mais intensa e comum na anaplasmose)
✔ Fica com as mucosas esbranquiçadas, sinal de anemia severa..

Fonte: Almeida M.B., Tortelli F.P., Riet-Correa B., Ferreira J.L.M., Soares M.P., Farias N.A.R., RietCorrea F. & Schild A.L. 2006. [Tick fever in southern Brazil: a retrospective study of 1978-2005.

Por que é tão difícil controlar a TPB?

Como o carrapato é o principal agente transmissor da TPB, sua presença no ambiente está intimamente relacionada ao aparecimento e à gravidade da doença. Algumas situações podem agravar o problema.

Muito carrapato
Altas infestações propiciam alta inoculação dos agentes causadores da TPB na corrente sanguínea, o que pode desencadear doença subclínica ou crônica.

Ausência de carrapato
Não ter carrapato significa ausência de imunidade para a TPB. Nessa situação podem ocorrer surtos graves da doença caso o animal entre em contato com os agentes transmissores.

Situações de risco!
Animais vindos de propriedades com ausência de carrapatos para fazendas com a presença do parasito.
Animais com carrapatos que chegam em fazendas onde o rebanho não tem carrapatos.

Como tratar a Tristeza Parasitária Bovina

Os fármacos e as dosagens sugeridas devem ser encarados como orientações básicas. Dependendo da gravidade dos casos são feitas mudanças, que requerem a orientação de um profissional.

Deste modo, são recomendadas as seguintes orientações terapêuticas:

✔ Babesioses: uso de produtos derivados das Diamidas,
como o diaceturato de diminazeno.

✔ Anaplasmose: uso de antibióticos à base de enrofloxacino
ou oxitetraciclina.

Animais tratados antes do aparecimento de sinais clínicos graves, como alto grau de anemia e distúrbios do sistema nervoso, geralmente se recuperam com o tratamento específico.

Medidas auxiliares no combate à doença

✔ Permita o contato dos bezerros com carrapatos durante os primeiros seis meses de vida. Isso garante imunidade natural contra a TPB.

✔ Faça o controle químico de carrapatos e moscas por meio de produtos injetáveis, pour on ou banho carrapaticida, em todos os animais do lote onde houver o problema.

✔ Providencie o biocarrapaticidograma, teste para conhecer a sensibilidade da população de carrapatos aos carrapaticidas convencionais. A partir dele é possível avaliar a eficácia do produto que está sendo usado na fazenda.

✔ Caso suspeite que um animal esteja com TPB (animal atrasado no rodeio), maneje-o calmamente. Casos graves de anemia comprometem a oxigenação dos tecidos. Se for submetido a muito esforço, o animal pode entrar em choque cardiorrespiratório e ter morte súbita.

Preencha seus dados e baixe a lâmina:

Elanco e o logo em barra diagonal são marcas da Elanco e suas afiliadas © 08/2021. Todos os direitos reservados. PM-BR-21-0812.

 

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Portal DBO
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: