Em dia de campo na AgroBrasília, visitantes conhecem tecnologia do Plano ABC+

Estudo da Embrapa Cerrados mostra que uma vaca produz mais leite por dia quando é ofertada sombra ao rebanho, com ganhos de até 24%.

Continue depois da publicidade

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promoveu na sexta-feira (20/5) um Dia de Campo na edição da AgroBrasília 2022, a maior feira agropecuária do Planalto Central.

Com o objetivo de mostrar umas das tecnologias do Plano ABC+, o tema do evento foi “Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF): Um aumento da produtividade na pecuária de leite”.


O coordenador de Sistemas Agropecuários Conservacionista e Sustentáveis do Mapa, Elvison Ramos, enfatizou a importância da iniciativa para levar mais informações aos produtores, estudantes e técnicos sobre essa tecnologia.

“O grande objetivo do Dia de Campo é que os visitantes olhem e identifiquem que é possível plantar milho e capim, colher o milho e depois já ter o capim. Assim, conseguimos reduzir as áreas de produção e aumentar a produtividade”.

No local, quatro tendas foram instaladas em área florestal para receber os visitantes, que foram divididos em pequenos grupos.

A primeira tenda, organizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), era sobre o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na Pecuária Leiteira. Segundo o palestrante Guilherme Scattone, o programa é a essência do trabalho do Senar no campo junto aos produtores.

VEJA TAMBÉM | Árvores em sistemas ILPF neutralizam emissão de metano por bovinos no Cerrado Mineiro

Na segunda, representantes da Embrapa Cerrados mostraram os resultados da produção e reprodução de bovinos de leite em uma área que adota a tecnologia de ILPF.

A pesquisadora Isabel Ferreira apresentou dados que comprovam a viabilidade da tecnologia e como os animais respondem em uma área de Integração Lavoura-Floresta. Estudo da Embrapa Cerrados mostra que uma vaca produz mais leite por dia quando é ofertada sombra ao rebanho, com ganhos de até 24%.

Já em outro espaço, o tema abordado foi “Diversificação de pastagens: alternativa simples e de baixo custo para a intensificação dos sistemas de produção pecuário”.

Também conduzido pela Embrapa Cerrados, os visitantes conheceram os benefícios de se ter mais de duas pastagens de forrageiras em uma única propriedade e como otimizar a produção animal da área.

Fechando o circuito, na tenda do Mapa, os visitantes participaram de uma conversa sobre o programa Águas do Agro e o Plano ABC, políticas públicas conduzidas pelo o ministério e que auxiliam o produtor rural a adotar técnicas sustentáveis de produção e preservação da água e do solo na propriedade.

O supervisor de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Sérgio Abud, explicou as vantagens que o ILPF traz ao produtor. “Na Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, nós temos o componente floresta que é muito importante, porque a sombra da floresta oferece bem-estar animal e a madeira pode ser negociada, além da fixação de carbono. Neste sistema de produção os gases de efeito estufa são emitidos, então a floresta juntamente com toda produção fixa o carbono, dando mais sustentabilidade para o meio ambiente”.

O estudante de agronomia, Alciel Vieira, ficou atento a todos os temas. Para ele, participar do evento foi uma experiência enriquecedora.

“O Dia de Campo foi maravilhoso. Uma experiência prática sempre ajuda, a gente sai do ambiente de sala de aula e tem contato com produtores, pesquisadores da Embrapa, trazendo novidades, o que tem de mais moderno e mostrando como vai ser o futuro”.

O Dia de Campo é uma realização do Mapa, da AgroBrasília, da Embrapa Cerrados, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) e da Superintendência Federal de Agricultura no Distrito Federal (SFA-DF).

ILPF – A Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) promove a recuperação de áreas de pastagens degradadas agregando, na mesma propriedade, diferentes sistemas produtivos, como cultivo de grãos, fibras, criação de gado, leite e agroenergia.

Busca melhorar a fertilidade do solo com a aplicação de técnicas e sistemas de plantio adequados para a otimização e a intensificação de seu uso.

SAIBA MAIS | Revista DBO | Pasto mais cedo na ILP

Dessa forma, permite a diversificação das atividades econômicas na propriedade e minimiza os riscos de frustração de renda por eventos climáticos ou por condições de mercado.

Maior feira agropecuária do Planalto Central – A Feira AgroBrasília, realizada de 17 a 21 de maio, teve o objetivo de levar ao campo as tecnologias, os sistemas e os processos mais modernos do mercado, tendo como área de abrangência o Centro-Oeste, Minas Gerais e alguns outros estados.

Nos cinco dias, produtores, empresas, pesquisadores, estudantes, profissionais do agro, puderam conhecer produtos, serviços e tecnologias, em setores como o de máquinas, implementos agrícolas, insumos, veículos, biotecnologia, genética animal e vegetal, agricultura familiar, além da presença de instituições formadoras e de pesquisa e extensão rural.

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: