Sem ligar a ação à pandemia, JBS, Marfrig e Minerva confirmam paralisações de unidades

Empresas se preparam para baixar a oferta de carne bovina no mercado global

Por meio de suas assessorias de imprensa, a JBS e a Marfrig confirmaram nesta quinta-feira, ao Portal DBO, o fechamento temporário de unidades de abate localizadas no Brasil.

Ambas as empresas, porém, não associaram o encerramento das atividades nos abatedouros aos problemas gerados pelo avanço global do novo coronavírus. No entanto, fica praticamente impossível não ligar tal decisão à grave pandemia, já que o vírus se alastrou primeiramente pela China, disparado o maior cliente dos exportadores brasileiros de carne bovina.

Segundo informação de assessoria da Marfrig, “as atividades na unidade de Tucumã, no Pará, foram suspensas em 17 de março, em continuidade ao compromisso da companhia na busca por excelência operacional, priorizando plantas com maior capacidade, produtividade e melhores custos”. E enfatizou: (tal decisão) “nada tem a ver com o coronavírus”.

Continue a leitura após o anúncio

Por sua vez, a JBS informou, também por meio da assessoria, que concedeu “férias coletivas em 5 de suas 37 unidades de bovinos no Brasil por 20 dias, em resposta à menor demanda de exportação”. Embora também não tenha mencionado o problema do coronavírus, a assessoria da JBS admitiu que a decisão está ligada ao comportamento do mercado: “Essas suspensões temporárias são comuns em resposta às dinâmicas do mercado”.

A JBS não revelou os locais das unidades paralisadas, embora a reportagem da DBO tenha solicitado à assessoria informações além das expostas no breve comunicado oficial. Porém, no dia 17 de março, o jornal Valor Econômico soltou matéria contendo informações, obtidas com uma “fonte”, sobre as localidades de pelo menos três plantas das cinco paralisadas: “em Nova Andradina (MS), Alta Floresta (MT) e Juína (MT)”.

A Minerva Foods foi a primeira a anunciar oficialmente a suspensão de algumas operações de abate, em 23 de março. Na ocasião, a companhia relacionou a paralisação de quatro unidades no Brasil com o problema de coronavírus.

Segundo a empresa, trata-se de uma medida preventiva contra a transmissão do vírus, além de problemas logísticos relacionados à doença. Sendo assim, desde o dia 23 de março, foram paralisadas (e concedidas férias coletivas aos colaboradores) as unidades de abate em Janaúba (MG), José Bonifácio (SP), Mirassol D´Oeste (MT) e Paranatinga (MT). As paralisações devem durar entre dez e quinze dias, a depender da planta, disse a Minerva, à época.

Funcionários das áreas administrativas, dos escritórios da Minerva em São Paulo (SP) e Barretos (SP), passaram a trabalhar em regime remoto como medida preventiva. “A decisão também está alinhada à piora dos cenários doméstico e global, que inclui queda da demanda no segmento de ‘food service’ e limitações logísticas em diversas partes do mundo”, acrescentou a empresa.

 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print
2742961

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Notícias relacionadas:

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Cadastre-se e receba nossas notícias

Todos os dias no seu e-mail melhor conteúdo do agronegócio. 

Quais newsletter você gostaria de receber?
Notícias diárias (resumo do dia)Jornal de Leilões (semanal)