Menu
Menu

MT: preço ao produtor melhora e safra de milho reduz custos

Segundo o Imea, o momento atual é de recuperação das margens e o planejamento se faz necessário frente ao cenário econômico
Foto: Sérgio de Oliveira

Em seu relatório mensal do segmento Leite, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), avalia que depois do marasmo no 1° trimestre de 2019, quando o preço da matéria-prima ficou praticamente estagnado, este aumentou 3,70% em abril/19 ante março/19, ficando em R$ 1,12/l. No comparativo anual, o preço do leite está 4,52% maior em termos reais.

Este cenário esteve atrelado à queda na captação de 9,98% em abr/19 no estado, visto que, do lado da demanda, o mercado consumidor não está reagindo como esperado. Além disso, a proximidade da entressafra elevou a competição entre as indústrias, favorecendo o reajuste.

Desta forma, o pecuarista está com as relações de troca entre o leite e os insumos concentrados mais favoráveis em abr/19 sobre abr/18, e este cenário tende a melhorar em virtude do início da colheita de milho no estado. Sendo assim, diz o Imea, o momento atual é de recuperação das margens e o planejamento é importante, inclusive, porque o PIB brasileiro no 1°trim/19 recuou 0,20% e, caso este cenário não melhore, o setor lácteo pode ser impactado.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Veja também:

Um panorama da pecuária do norte do MT

Última etapa do “Acrimat em Ação 2019”, acompanhada por DBO, visitou municípios do norte do MT, onde os pecuaristas lidam com estradas ruins e insumos caríssimos. Em alguns locais, o valor do calcário é quase proibitivo. 

Você precisa adquirir uma de nossas assinaturas.

Invista no básico bem feito

Pecuaristas, mesmo tecnificados, ainda pecam no manejo por não fazer planejamento, estabelecer metas e criar calendário de ações.

Café com frio

Especialista dá dicas de como evitar problemas com o frio no cafezal, cultura que gosta de “cabeça quente e pés frios”

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

×
×

Carrinho