Empresa avícola brasileira abre escritório em Dubai

Marca conseguiu certificado halal para seus ovos ‘in natura’ e industrializados, e em outubro abriu um ponto de apoio nos Emirados Árabes

Continue depois da publicidade

Foto: Divulgação/Katayama Alimentos.

Uma das maiores indústrias avícolas do país, a produtora de ovos Katayama Alimentos abriu em outubro um escritório em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A iniciativa foi feita em parceria com a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (InvestSP) e inclui também um escritório em Xangai, na China. “O objetivo é estabelecer um relacionamento com as autoridades locais para abertura de novos mercados, além de prospectar leads potenciais”, diz Gilson Tadashi Katayama, diretor comercial do Grupo Katayama.

O mercado árabe representa 20% das exportações da companhia, que está nos Emirados desde 2009, com a exportação de ovos in natura. No início deste ano, a empresa participou da missão empresarial ao país árabe, sob promoção da InvestSP. Nessa viagem, a Katayama Alimentos estreitou seus relacionamentos no mercado árabe e selou a parceria em Xangai e Dubai, onde a agência paulista mantém escritórios internacionais.


Recentemente, a marca brasileira também iniciou tratativas comerciais com clientes de países da Ásia. A ideia da empresa é que o escritório de apoio em Dubai ajude a impulsionar as vendas a países da região. “Estivemos visitando os portos de Abu Dhabi e Jebel Ali, em Dubai, para conhecer a estrutura portuária, os serviços e a infraestrutura disponíveis que fazem do Emirados um hub logístico para distribuição não só para os países do Golfo, mas [também] para todos outros países [do Oriente Médio e Ásia]”, afirmou Gilson, explicando que outros produtos trabalhados são ovos desidratados para uso em aplicações industriais.

O diretor comercial do Grupo Katayama, Gilson Tadashi Katayama. Foto: Divulgação/Katayama

Mas a Katayama Alimentos, que tem 80 anos de história, ainda tem apenas 1% de sua produção destinada ao exterior. É essa fatia ainda reduzida que a marca quer aumentar. “O objetivo inicial é destinar 10% da produção da empresa à exportação, representando um faturamento da ordem de US$ 7,5 milhões anuais”, explicou o diretor.

Para chegar a esse número, a empresa projeta triplicar a produção em até cinco anos. “Um pé no exterior é de extrema importância na diversificação do canal de vendas para o nosso vasto portfólio de produtos”, acrescentou o executivo. Um dos mercados já abertos recentemente foi para ovo desidratado em Bangladesh.

Com foco nestas regiões, a indústria de alimentos adquiriu a certificação halal, que indica que um produto é próprio para consumo de muçulmanos, em janeiro deste ano. O diretor explica que durante a pandemia de coronavírus o abastecimento foi uma das principais questões para países que importam grande parte de seus alimentos, como é o caso dos Emirados. “Na nossa visão pós-covid 19, a percepção sobre a segurança alimentar será cada vez mais evidente e ganhará importância nas políticas estratégicas de vários países, e o Brasil se destacará como um dos poucos no mundo que podem suprir a crescente necessidade da humanidade por alimentos. Estamos no caminho certo”, ponderou.

Para o diretor, as relações da empresa com os clientes da Ásia e Oriente Médio são muito promissoras e é evidente a preocupação de todos esses países com o tema segurança alimentar. “Como principal estratégia, eles buscam estabelecer fontes fornecedoras de várias regiões do mundo para mitigar o risco de ficar sem alimento. Temos uma concorrência extremamente forte com países da Ásia Central e Europa. O processo de conquista e fidelização dos nossos clientes externos é dedicado e delicado, pois requer um preço competitivo e o trabalho de conscientizar sobre as vantagens da troca de fornecedor”, concluiu o diretor do Grupo Katayama.

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: