Empresa monta laboratório em fazenda de MT para produzir inseticida biológico

Ideia é reduzir a aplicação de defensivos convencionais, diminuindo custos em cada safra

A Isca Tecnologias, que produz inseticidas biológicos para o controle de pragas de forma natural e que não agridem o meio ambiente, vai desenvolver produtos por meio de semioquímicos, a partir de um modelo feito sob medida na Fazenda Filadélfia, do grupo Bom Futuro, em Campo Verde (MT). Pelo menos dez especialistas atuam no “Centro de Excelência de Semioquímicos para Grandes Culturas”, como foi denominado o laboratório, que entrou em operação na fazenda no início deste mês.

Por meio da aplicação de semioquímicos (substâncias naturais responsáveis pela atração de indivíduos da mesma espécie para acasalamento, demarcação de território e outros tipos de comportamento), os insetos são atraídos e mortos, evitando assim o uso de agrotóxicos e danos às plantações.

Estamos preocupados com o meio ambiente e temos de cuidar da terra e das pessoas, promovendo uma agricultura sustentável. Para isso precisamos reduzir a aplicação de defensivos químicos, substituindo por insumos biológicos“, diz em comunicado o sócio do Grupo Bom Futuro, José Maria Bortoli.

A ideia é reduzir a aplicação de defensivos convencionais, diminuindo custos em cada safra. A meta inicial é combater às pragas da soja, milho e algodão, como a Spodoptera Frugiperda, conhecida como lagarta-do-milho. O percevejo, mais comum na soja, e o bicudo, praga que prejudica a produção de algodão, também serão alvos do estudo.

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.