Escolha o cardápio!

O cardápio do boi confinado está cada vez mais variado. Do tradicional volumoso às dietas de alto concentrado e snaplage, são muitas as estratégias nutricionais ao alcance dos confinadores. Conheça algumas opções que podem ser postas à mesa! 

O segundo fascículo do encarte Engorde Bem, com patrocínio de Trucid, traz ainda informações de como monitorar o fornecimento e consumo de alimento, por meio da “leitura de cocho”, visando reduzir o desperdício e obter o máximo desempenho. Acompanhe!

Estratégias nutricionais

A expansão do confinamento no Brasil levou a uma verdadeira revolução no cocho. As opções de volumosos se diversificaram, com o uso de silagens de capim, milho, sorgo, etc. A terminação com rações ricas em grãos, antes restritas à produção de novilhos superprecoces, tornou-se corriqueira, especialmente em grandes projetos.

A silagem tem como principal atrativo o de ser um volumoso de baixo custo.

O emprego de aditivos, que melhoram a qualidade nutricional e reduz as perdas, tornou essa opção ainda mais atrativa. Tem a desvantagem de requerer grandes áreas, além do risco inerente a toda cultura agrícola.

Dietas de alto grão promovem maior ganho de peso, melhor rendimento de carcaça e engorda mais rápida.

O uso de subprodutos
regionais pode baratear seu
custo.
Por outro lado, estão mais
vulneráveis às flutuações de
preço das commodities.

A snaplage é silagem feita apenas com sabugo de milho.

Trata-se de um alimento do tipo “dois em um”, misto de volumoso e fonte energética. Tem menor custo em relação às silagens de grãos úmidos. No comparativo com grãos reidratados, tem maior inconsistência no valor nutritivo.

Fique de olho!

É cada vez maior a inclusão do DDG – sigla em inglês para Dried Distillers Grains (Grãos Secos de Destilaria) – em dietas de confinamento.

Acima de 15% da dieta, o DDG é considerado fonte proteica, podendo substituir em até 100% o farelo de soja. Acima desse valor, é também fonte energética, e pode entrar como substituto do milho na dieta

O boi está com fome ou está sobrando comida?

A “leitura de cocho” é uma prática de observação em que um funcionário, o “leitor de cocho”, estima a quantidade de sobras e determina quanto será acrescentado ou reduzido por baia em relação ao dia anterior.

De maneira simples, são atribuídas notas (escore de cocho) para cada situação, em horários estratégicos, a fim de promover os ajustes necessários.

Leitura de cocho

Por se tratar de uma avaliação subjetiva, a leitura de cocho deve ser feita por um profissional bem treinado, com capacidade para avaliar e classificar a quantidade de sobra nos cochos. É fundamental também observar o comportamento dos animais.

Sugestão de leitura

Escore

O que significa?

O que fazer?

- 2

Cocho sem nenhum alimento. Animais à espera do trato na linha de cocho.

Aumentar em 10% o total da ração em relação ao ofertado no dia anterior.

- 1

Cocho sem sobras e 50% dos animais na linha do cocho com os demais em pé.

Aumentar em 5% o total da ração em relação ao ofertado no dia anterior.

0

Cocho com pouca ração

Manter a quantidade de trato ofertado no dia anterior.

1

Cocho com sobra de ração (25% a 50%)

Reduzir em 5% o total de ração ofertado em relação ao ofertado no dia anterior.

2

Cocho com excesso de ração (mais de 50%)

Reduzir em 10% o total de ração ofertado em relação ao ofertado no dia anterior.

Trucid ®

Trucid500mL

A evolução da doramectina. Controle eficiente de verminoses, carrapatos, bicheiras e bernes.

Vigantol® ADE

Vigantol_500-100-E

Suplemento vitamínico concentrado, melhora o
apetite e o ganho de peso dos animais.

Catosal ®

Catosal
Energia e alta performance. Reduz o estresse e melhora a adaptação dos animais no confinamento.

Preencha o formulário e baixe agora o PDF

Material disponível na edição de Setembro da Revista DBO

Páginas-engorde2

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: