Cuidados na engorda!

A terminação, última etapa do ciclo produtivo, traz uma série de desafios sanitários para o produtor, especialmente se os animais forem confinados. Neste primeiro fascículo do encarte Engorde Bem, parceria entre a DBO e a Trucid, conheça as estratégias para prevenir as doenças respiratórias e pododermatites, principais problemas sanitários nos confinamentos. 

boi

Doenças respiratórias

As doenças que afetam as vias respiratórias dos bovinos são difíceis de diagnosticar.
A maior parte dos casos é subclínica, ou seja, os animais não aparentam estar doentes. A perda de desempenho, no entanto, é facilmente detectada na balança.
Uma pequena lesão no pulmão pode reduzir o ganho de peso em 70 g/dia. Em casos mais graves, as perdas podem chegar a 170 g/dia. Os animais mais suscetíveis a doenças respiratórias são os do chamado “grupo de risco”, composto por:

Animais que viajaram mais de 500 km de distância ou permaneceram por mais de oito horas dentro do caminhão.

Lotes provenientes de leilões, que reúnem animais de diferentes origens ou que passaram por diversas fazendas antes de chegar no confinamento.

Estratégias para prevenção de problemas respiratórios no confinamento

Metafilaxia

Consiste no uso de um antibiótico de longa ação para proteger os animais das doenças que afetam as vias respiratórias, em especial a pneumonia.

Quando se recomenda?

Considerada uma medida profilática, é indicada somente para animais do grupo de risco. Seu uso indiscriminado aumenta as chances de resistência.

Vacina

Garante proteção contra as doenças respiratórias. Devem ser aplicadas 30 dias antes da entrada no confinamento e reforço no dia do processamento.

Quando se recomenda?

Trata-se de uma boa estratégia para animais que representem desafio o sanitário mais baixo, como aqueles recriados na própria fazenda onde serão confiados.

Problemas de casco

As pododermatites estão entre as principais doenças de casco diagnosticadas no confinamento. Com dores e dificuldade para se locomover, os animais se alimentam menos, o que prejudica o ganho de peso. Os principais fatores predisponentes são:

Acidose ruminal

Principal distúrbio gastrointestinal em animais confinados, a acidose ruminal predispõe o animal a um quadro de laminite, inflamação das lâminas do casco. Como prevenir: balanceie corretamente os níveis de fibra da ração.

Sodomia

Consiste no ato de um animal montar sobre o outro. Comum em lotes de animais inteiros, a sodomia pode provocar lesões no casco do animal que se deixa montar. Como prevenir: deixe os lotes o mais uniforme possível.

Excesso de lama

A lama amolece o casco e predispõe o tecido à infecção por bactérias. Como prevenir: trabalhe com declividade adequada (pelo menos 3%). Ajuste a densidade de animais ao período das águas.

Ronda sanitária

A ronda sanitária, feita pelo “leitor de saúde”, consiste em percorrer as baias do confinamento em percurso ziguezague, conforme mostra a figura abaixo. O objetivo é movimentar (não bruscamente) os animais e observá-los, principalmente quanto a doenças respiratórias e de casco. Os que estiverem deitados devem levantar-se e se movimentar.
Qualquer anormalidade deve ser anotada e repassada ao veterinário responsável.

Piquetes-enfermaria

Os piquetes-enfermaria são tão necessários em programas de controle sanitário como as vacinações e as vermifugações. O ideal é que o confinamento disponha de duas áreas de recuperação – cada uma delas receberá o animal após uma triagem prévia, que indique o tipo de mal que o acomete. Um dos piquetes é destinado aos que sofreram lesão, por acidente, sodomia ou problemas de casco, por exemplo. O outro deve estar reservado aos animais que apresentem doenças infecciosas.

Protocolo sanitário sugerido

Clostridioses

Bayovac Clostridioses

Dose única

Doenças respiratórias

Bayovac Respiratória RD

Primeira dose: 30 dias antes do confinamento

Dose reforço: no dia do processamento

Vermifugação

Suplementação Vitamínica

Trucid

Vigantol ADE

Dose única

Bayovac ® Respiratória RD

bayovac-respiratoriard-100ml-bayer

Prevenção da doença respiratória bovina causada por vírus e bactérias

Trucid ®

Trucid500mL

A evolução da doramectina. Controle eficiente de verminoses, carrapatos, bicheiras e bernes.

Vigantol® ADE

Vigantol_500-100-E

Suplemento vitamínico concentrado, melhora o
apetite e o ganho de peso dos animais.

No próximo fascículo abordaremos as estratégias nutricionais na terminação

Preencha o formulário e baixe agora o PDF

Material disponível na edição de Setembro da Revista DBO

Páginas

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: