Entenda o que é o nitrato de amônio, produto largamente utilizado na agropecuária brasileira

O tema ganhou relevância com as explosões em Beirute, mantando 137 pessoas e ferindo cerca de 5 mil

Continue depois da publicidade

Nitrato de amônio. Foto: Governo do Estado do Paraná

As explosões que abalaram Beirute, no Líbano, na última terça-feira (4/8) foram causadas pela detonação de 2.750 toneladas de nitrato de amônio que estavam armazenadas há 6 anos no porto da capital, segundo o primeiro-ministro do Líbano, Hasan Diab. De acordo com o Ministério da Saúde do país, até o momento 137 pessoas morreram e cerca de 5 mil ficaram feridas.

Saiba mais
Explosão atinge zona portuária no Líbano, importante cliente da pecuária brasileira


O composto é um produto químico (NH4NO3) aplicado na agricultura como fertilizante. É utilizado, também, como matéria-prima para a fabricação de gases anestésicos, tratamento de esgotos e produção de explosivos.

Por ser um fertilizante de alto teor de nitrogênio – nutriente vital para as plantas-, é utilizado em larga escala na melhoria da produtividade dos solos agrícolas brasileiros. Devido a suas propriedades químicas, requer cuidados especiais em sua armazenagem, manuseio, transporte e aplicação”, diz Eduardo de Souza Monteiro, presidente da Associação Nacional para Difusão Adubos (Anda).

Em nota, a entidade afirma que todos os fertilizantes à base de nitrato de amônio, em condições normais, são substâncias estáveis que não apresentam risco e não são inflamáveis. “Eles podem se decompor apenas se expostos a condições inadequadas de calor, contaminação ou confinamento”, afirma o executivo. “E caso tal decomposição ocorra, e não seja debelada adequadamente, pode ocasionar o aumento da intensidade do fogo ou mesmo causar explosões.”

Nitrato de amônio nos portos brasileiros

Entre janeiro a julho deste ano, o Brasil importou 207.860 toneladas de nitrato de amônio desembarcados nos portos de Paranaguá e Antonina, no Paraná. Em 2019, no mesmo período, foram 299.407 toneladas. A principal origem do produto é a Rússia. O porto de Paranaguá é a principal porta de entrada dos fertilizantes no Brasil. No ano passado foram quase 9 milhões de toneladas, volume que representa cerca de 30% do total comprado pelo Brasil.

Nunca tivemos problemas relacionado a essa substância. A autoridade portuária, assim como os terminais, operadores e armazéns, atuam com os devidos planos de segurança atualizados”, afirma Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná.

Ele diz ainda que “especificamente em relação ao nitrato de amônio, quem trabalha com o produto segue uma rígida rotina de fiscalização e prestação de contas impostas pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC), ligada ao Exército Brasileiro”. Garcia lembra que a mão de obra utilizada nas operações dos granéis de importação é extremamente qualificada. “As empresas sempre oferecem curso e capacitação para os trabalhadores da faixa portuária, de terminais e armazéns”, afirma ele.

Nos portos do Paraná,  segundo a Diretoria de Operações, são 11 armazéns credenciados. “É um produto controlado pelo Exército, que inspeciona os armazéns, e apenas com esta liberação é que credenciamos os armazéns para receber o produto”, diz Luiz Teixeira da Silva Júnior, diretor de Operações da Portos do Paraná.

 

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: