Entrada da safra do boi deve levar a aumento suave na oferta, informa Itaú BBA

Segundo a consultoria agro do banco, a escassez de boiada gorda deve seguir sustentando as cotações e dificultando a situação de frigoríficos

O período de safra do boi, quando o clima seco e mais frio afeta as pastagens e leva pecuaristas a colocarem mais animais no mercado, deve ter efeito apenas limitado na oferta, segundo o Itaú BBA, em relatório sobre commodities publicado nesta sexta-feira (9/4). De acordo com o banco, o incremento de gado terminado deve ser suave, “a julgar pelo baixo volume de abates do primeiro trimestre deste ano e considerando a escassez de animais jovens do ano passado”.

A escassez de boiada gorda deve seguir sustentando as cotações e dificultando a situação de frigoríficos cuja maior parte da produção se destina ao mercado doméstico, que ainda precisam lidar com a queda no consumo de carne bovina. De acordo com o banco, em março o avanço de 2,4% no preço médio da arroba apertou ainda mais o spread dessas empresas, ou seja, o saldo entre o preço do boi e o recebido pela carne vendida. “O spread agora é de -4,2%, o que tem levado ao fechamento de algumas plantas voltadas ao mercado interno.”

Para frigoríficos habilitados para exportação, por outro lado, o cenário é positivo, comenta o banco. Analistas também acrescentam que o real desvalorizado e a capacidade de continuar repassando preços ao exterior devem manter os preços firmes do animal no País. Em março, por exemplo, houve aumento de 1,6% no preço médio de exportação ante fevereiro, o que, somado à desvalorização cambial, mais do que compensou o aumento do custo do boi, conforme o Itaú BBA.

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.