Entrega de fertilizantes avança em junho

No entanto, volume total de adubos entregues ao longo ano está 2,3% menor do que em 2017

O maior volume de fertilizantes entregue no mês passado ficou em áreas próximas de portos, diz a INTL FCStone. Na terça-feira, 17 de julho, a Associação Nacional para a Difusão de Adubos (Anda) reportou que 2,991 milhões de toneladas de adubos foram entregues em junho, 3,8% mais que em igual mês de 2017.

“O bom volume parece contraditório quando considerado o atual problema de frete e os diversos reportes de clientes durante esse período, mas a melhora está relacionada às entregas para distâncias curtas, de cerca 200 quilômetros do porto ou de armazéns com estoques nas áreas produtivas”, avaliou a consultoria em nota. A FCStone estima que o volume estocado no início de junho chegava a 7 milhões de toneladas.

A consultoria lembrou que no acumulado do ano as entregas continuam 2,3% inferiores às do mesmo período do ano passado. Entre agosto e outubro de 2017, período do ano em que produtores receberam a maior quantidade de fertilizantes, uma média de 4 milhões de toneladas por mês chegou às regiões produtoras do Brasil. “Se a situação dos fretes não for equacionada rapidamente, esse desempenho poderá ser comprometido, principalmente para as áreas produtivas mais longínquas.”

A FCStone também prevê que o custo do frete deve subir “significativamente”, com a expectativa de que a nova tabela do frete mínimo, a ser publicada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), não contemple a modalidade de frete de retorno. “Esta situação, em conjunto com o recente aumento dos preços dos (adubos) fosfatados mundialmente, pode repercutir em uma queda de demanda nos próximos meses”, disse a consultoria.

Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.