Esalq/USP e Cena/USP farão diagnósticos de Covid-19 para trabalhadores do agronegócio

De acordo com a nota das entidades, os teste serão feitos principalmente para funcionários das linhas de produção e distribuição de alimentos
Teste Coronavírus. Foto: iStock/Mapa

A Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) viabiliza parcerias para que a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) e o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP), em Piracicaba (SP), realizem diagnósticos da Covid-19 para trabalhadores do agronegócio. De acordo com a nota da entidade, os teste serão feitos principalmente para funcionários das linhas de produção e distribuição de alimentos.

A campanha batizada de “Fealq Pela Vida” também capta recursos para exames de pacientes da rede pública de saúde, envolvendo prefeituras e outras unidades da USP e da Embrapa Pecuária Sudeste.

Em comunicado, a instituição informa que o objetivo da campanha é contribuir para segurança das pessoas que atuam no setor e garantem o abastecimento a toda população, além de ajudar a desafogar a demanda por exames na rede pública. A capacidade é de realizar até 570 testes diários em três laboratórios.

Continue a leitura após o anúncio

Os exames de Covid-19 são viabilizados de duas formas. Uma delas é contratação do “Teste Solidário”, modalidade em que a organização interessada adquire a quantidade necessária de diagnósticos para seus colaboradores e doa um percentual para testes de pacientes da rede pública, que serão selecionados pelas secretarias de saúde dos municípios indicados.

A outra forma de colaborar é a simples doação de recursos, que pode ser feita por meio de depósito em conta bancária da Fealq. A entidade sem fins lucrativos faz o repasse para os laboratórios. Se quiser, o doador poderá direcionar sua contribuição a uma das instituições participantes. Veja mais detalhes sobre as duas formas de colaboração no site www.fealq.org.br/pelavida.

Além do laboratório coordenado por pesquisadores da Esalq/USP e do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP), em Piracicaba, também participa do projeto a unidade da Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos (SP). A Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA/USP), em Pirassununga (SP), já realiza exames a preço de custo para prefeituras paulistas, também em parceria com a Fealq.

Por que testar trabalhadores do Agro?

Taxa de transmissão elevada

Dados indicam que cada infectado, mesmo sem apresentar sintomas, transmite Covid-19 para até três pessoas, em média, no Brasil. O impacto da taxa de transmissão do novo coronavírus nas linhas de produção e distribuição de alimentos, além do risco à saúde das pessoas, pode gerar graves prejuízos ao setor.

Escassez e demora de diagnósticos no Brasil

Estudos apontam a maior oferta de exames como um dos fatores para redução de casos. Significa que, quanto mais testes, melhor o enfrentamento da doença e menor taxa de transmissão do novo coronavírus. Mesmo assim, poucos laboratórios realizam diagnóstico no Brasil, o que eleva o tempo de espera pelos resultados e prejudica as ações de controle.

Responsabilidade Social

Ao colaborar com os “testes solidários”, as empresas do setor vão proteger seus colaboradores e ainda podem doar testes para pacientes da rede pública de saúde.

Fonte: Esalq/USP.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print
2742961

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Notícias relacionadas:

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Cadastre-se e receba nossas notícias

Todos os dias no seu e-mail melhor conteúdo do agronegócio. 

Quais newsletter você gostaria de receber?
Notícias diárias (resumo do dia)Jornal de Leilões (semanal)