Estação chuvosa promete ser mais seca este ano no Sudeste

Prognóstico aponta que chuvas esparsas de pequeno volume em setembro farão com que as precipitações permaneçam abaixo da média

Continue depois da publicidade

A pouco mais de um mês para o término do inverno, o prognóstico é de que a primavera, quando tem início a estação chuvosa, seja mais seca este ano. Em setembro chuvas esparsas podem ocorrer em algumas áreas da região Sudeste, mas o tempo seco deve predominar na maior parte do mês.


De acordo com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, as condições de neutralidade permanecem na região e continua a possibilidade do desenvolvimento de um fraco evento La Niña no próximo verão.

Condições ENSO (El Niño-Southern Oscillation)

As condições de resfriamento do Oceano Atlântico sugerem a baixa possibilidade do desenvolvimento de fenômeno La Niña entre o final da primavera e o início do verão. Caso isso venha a ocorrer, deverá ser de fraca intensidade, não afetando os padrões de circulação atmosférica do Brasil.

A chuva nos próximos meses

Em setembro é esperado o início da estação chuvosa para a toda a região Sudeste e Centro-Sul do Brasil. Apesar da possibilidade de ocorrência, ao longo do mês, de chuvas esparsas de pequeno volume, as precipitações poderão permanecer um pouco abaixo da média nos estados do Mato Grosso do Sul e em São Paulo, e também nas regiões cafeeiras do Sul de Minas e das Matas de Minas.

Em outubro, as chuvas poderão ocorrer com maior frequência em São Paulo e em Minas Gerais (Triângulo Mineiro, no Oeste e no Sul de Minas), todavia, na parte mais ao norte do estado, nos vales do Jequitinhonha, Mucuri e na região do Rio Doce, o tempo deve continuar seco.

Na região do Matopiba e em todo o Sul do Brasil, o tempo seco também poderá persistir. Em novembro aumenta a probabilidade de ocorrência de chuvas em Rondônia e no leste do Mato Grosso do Sul, bem como em todo o estado de Minas Gerais, com exceção do Vale Mucuri e da parte mais extrema do Sul de Minas.

Ainda em novembro, as chuvas devem ocorrer com maior intensidade e frequência em Goiás, principalmente na parte central do estado, e no Distrito Federal, bem como na região sudoeste do Piauí, na parte oeste de São Paulo e na região do Matopiba. Neste mês, chuvas esparsas são esperadas para todo o estado do Mato Grosso.

Se for considerada a ocorrência de chuva ao longo do trimestre setembro, outubro e novembro, as chuvas poderão ficar um pouco acima da média somente na parte norte da região das Matas de Minas, no Vale do Rio Doce e na região Central mineira. Destaca-se que na região Central do Mato Grosso do Sul e na região do Matopiba, em média, o trimestre será mais seco.

A temperatura nos próximos meses

A temperatura atmosférica entre setembro, outubro e novembro, poderá ficar pouco acima da média em todo o estado de Minas Gerais, principalmente na parte mais a oeste do Triângulo Mineiro.

Em setembro a temperatura pode ficar pouco acima da média em São Paulo e na porção oeste do estado de Minas. Já em outubro a temperatura deve ficar acima da média em todo o Brasil e, para novembro, são esperadas temperaturas dentro da média ou pouco acima desta para Minas Gerais e toda a região litorânea entre o Espírito Santo e o Rio Grande do Sul.

Fonte: Ascom/Epamig

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Novidades na DBO

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: